Lanzhou Group assina acordo com Embraer para converter 20 E-Jets em cargueiros

637

São Paulo, SP – A Embraer informou hoje que assinou uma Letter of Agreement (LoA) com o Lanzhou Aviation Industry Development Group para a conversão de 20 E-Jets para cargueiros. A partir do acordo assinado no Paris Air Show, a Embraer e o Lanzhou Group irão cooperar no estabelecimento da capacidade de conversão do E190F e E195F em Lanzhou, na China, acelerando a introdução da primeira geração de cargueiros E-Jet no mercado chinês.

Segundo o comunicado da Embraer, a cooperação será um ponto de partida para ambas as empresas alavancarem seus pontos fortes, promoverem conjuntamente o desenvolvimento da indústria de transporte aéreo de Lanzhou e impulsionar a economia na região do aeroporto. Com a assinatura do acordo, o Lanzhou Group se torna o primeiro cliente da conversão P2F (passenger-to-freighter) na China.

“A oportunidade das conversões de aeronaves de passageiros para cargueiros na China tem um papel importante no processo de tomada de decisão do lançamento do programa. É um mercado com demanda crescente por aeronaves de carga, resultado do expressivo crescimento do e-commerce e com consequências positivas para o setor de logística. Estamos confiantes neste mercado com grande potencial e sempre dispostos a apoiar o progresso do setor, em cooperação com nossos parceiros chineses”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Em março do ano passado, a Embraer lançou o programa E190F e E195F de conversões Passenger-to-Freight (passageiros para cargueiros), apoiando a alta demanda por carga e as tendências positivas do mercado na China. A Embraer prevê uma demanda de mercado para cerca de 700 E-Jet cargueiros nos próximos 20 anos. Entre eles, o mercado chinês deverá precisar de 240 cargueiros desse porte, representando 34% do total global, impulsionado pelas demandas dos setores de comércio eletrônico e logística.

As conversões dos E-Jets para cargueiros terão mais de 50% a mais de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies. Se combinada a capacidade sob o piso e convés principal, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F. Considerando a densidade típica de carga de comércio eletrônico, os pesos e volumes líquidos podem chegar a uma carga útil de 23.600 libras (10.700 kg) no E190F, enquanto o E195F suporta uma carga útil de 27.100 libras (12.300 kg).

PROGRAMA POOL

A Embraer anunciou que assinou um contrato de serviços de longo prazo do Programa Pool com a Star Air, para apoiar a frota em expansão dos E175 da companhia aérea da India. A Star Air fez o leasing de quatro E175 em 2022 e dois deles entraram em operação em maio de 2023.

O contrato inclui acesso ao Programa Pool, que possibilita troca de componentes e serviços de reparo de uma ampla gama de componentes reparáveis para os E175 da Star Air. O acordo do Programa de Pool do E175 fechado hoje é uma extensão do contrato já vigente para a frota de cinco ERJ145. A disponibilidade média da frota da Star Air é de 99,67% em um ano, uma das mais elevadas entre os operadores de ERJ145.

A Star Air tem uma frota composta somente por aeronaves da Embraer e opera para destinos em toda a India, em voos comerciais e fretados. A Star Air é a primeira companhia
aérea da India a oferecer assentos na categoria business em rotas regionais.

O Programa Pool da Embraer foi desenvolvido para permitir às companhias aéreas minimizar os investimentos iniciais em estoques e itens reparáveis de alto valor, aproveitando a experiência técnica da Embraer e a ampla rede de fornecedores de serviços de reparo de componentes.

Isso resulta em uma economia significativa nos custos de reparo e na manutenção de estoque, na redução do espaço de armazenamento necessário assim como dos recursos necessários para o gerenciamento de reparos, garantindo os níveis de desempenho necessários à operação. Atualmente, o Programa Pool apoia mais de 60 companhias aéreas em todo o mundo.

A companhia também confirmou a assinatura de uma extensão de contrato com a Amelia para o Programa Pool. Com este acordo, o cliente continuará a receber suporte para uma ampla gama de componentes reparáveis para a frota de 13 jatos ERJ.

A empresa apoia a operação da Amelia desde 2010, quando a companhia aérea era denominada Regourd Aviation. Atualmente, o Programa Pool da Embraer oferece suporte a mais de 60 companhias aéreas em todo o mundo.