Lavrov diz que acordo de grãos do Mar Negro é motivo de impasse

819

São Paulo – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse na terça-feira (25) que a situação em torno do acordo de exportações de grãos do Mar Negro está estagnada, acrescentando que existem barreiras que impedem as exportações de grãos russos.

No mês passado, o acordo foi prorrogado por mais 60 dias. No entanto, a Rússia indicou que não tem planos de renová-lo, a menos que o Ocidente elimine as barreiras que impedem a exportação de grãos e fertilizantes russos.

Durante uma coletiva de imprensa nas Nações Unidas, Lavrov acusou os países ocidentais de escalar a guerra na Ucrânia e incentivar o início da Terceira Guerra Mundial. “Ninguém precisa da Terceira Guerra Mundial, mas parece que alguns estão prontos para irem até o fim”, disse ele a jornalistas em Nova York.

Enquanto isso, segundo o ministro russo, a transição para moedas distintas do dólar na economia global é uma tendência “inevitável”. Lavrov também mencionou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e revelou que o líder está elaborando um documento que explora maneiras de diminuir a dependência do atual sistema financeiro.