São Paulo – O Governo do Ceará realizará, nesta terça-feira (27/9), a partir das 14h, na sede da B3, em São Paulo (SP), o leilão para concessão dos serviços de universalização do esgotamento sanitário em 24 municípios atendidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Os investimentos são estimados em R$ 6,2 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões nos cinco primeiros anos.
A licitação envolve a prestação do serviço de esgotamento sanitário e serviços acessórios na área urbana das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, cujos municípios possuem população de cerca de 4,1 milhões de pessoas. O critério de escolha será a oferta com menor somatório das contraprestações ao longo dos 30 anos previstos da concessão.O fornecimento de água tratada permanecerá sob a responsabilidade da Cagece.
Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) será dividido em dois blocos. Nos municípios do bloco 1, aproximadamente 30% dos moradores contam com cobertura dos serviços de esgotamento sanitário e, nos municípios do bloco 2, a cobertura é de aproximadamente 60%. O escopo e as obrigações previstas no contrato propõem que os serviços de coleta e tratamento alcancem pelo menos 95% da população de cada município, incorporando ao sistema aproximadamente 1,8 milhão de pessoas.
Segundo notícias, a disputa será entre o consórcio encabeçado pela Marquise com a participação da GS Inima e PB Construções; Iguá Saneamento; Aegea e o consórcio formado por Encalso, Terracom, Hidrosystem e CGD.