São Paulo – O líder da minoria no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, propôs uma suspensão de curto prazo do teto da dívida do governo norte-americano para evitar um até que os democratas possam aprovar uma solução permanente.
“Para proteger a população norte-americana de uma crise de curto prazo criada pelos democratas, também permitiremos que os democratas usem procedimentos normais para aprovar uma extensão de limite de dívida de emergência em um valor fixo em dólares para cobrir os níveis de gastos atuais em dezembro”, disse ele em uma declaração publicada no Twitter.
A suspensão provisória reduziria a pressão sobre republicanos e democratas para chegar a um acordo até o próximo dia 18, quando o Departamento do Tesouro estima que as medidas extraordinárias usadas para pagar as contas do governo norte-americanos se esgotarão.
“Isso vai debater as desculpas dos democratas sobre o aperto de tempo que eles criaram e dar tempo suficiente ao governo democrata para aprovar uma legislação autônoma de limite de dívida por meio da reconciliação”, afirmou McConnell na declaração.
A expectativa é de que os democratas aceitem a proposta do líder republicano, de acordo com especialistas no assunto.