São Paulo – A taxa de vacância das lojas de varejo no Reino Unido aumentou no terceiro trimestre deste ano, refletindo o avanço da pandemia do novo coronavírus, segundo uma pesquisa do Consórcio do Varejo Britânico (BRC, na sigla em inglês) e da Local Data Company (LDC).
No terceiro trimestre de 2020, a taxa geral de vacância aumentou para 13,2%, de 12,4% no segundo trimestre. De acordo com a pesquisa, este foi o nono trimestre consecutivo de aumento na taxa, a partir do segundo trimestre de 2018.
“Com a segunda onda da pandemia em andamento, vimos um aumento recorde no número de lojas fechadas”, disse a presidente do BRC, Helen Dickinson. “Os shopping centers tiveram o pior desempenho entre os locais de varejo devido à maior proporção de lojas de moda, onde a demanda do consumidor foi mais afetada”.
A taxa de vacância dos shoppings centers aumentou para 16,3% no terceiro trimestre, de 14,3% no trimestre anterior, mostra a pesquisa.
“O clima de incerteza também fez com que mesmo aqueles que buscam se expandir estejam evitando investimentos em novas lojas. Como resultado, esperamos que a taxa de vacância no varejo continue aumentando”, afirmou Dickinson.
“Embora não seja certo presumir que isso significa o fim do varejo físico, reflete a imensa pressão sobre os operadores que negociam durante uma pandemia. Isso é agravado pela comprovada falta de empresas que procuram abrir novas lojas quando os locais ficam vazios”, disse a chefe de Varejo e Parcerias Estratégicas da LDC, Lucy Statiton.
Até agora, Reino Unido reportou 965.340 casos de infecção pelo novo coronavírus, e 23.065 mortes, de acordo com dados do governo britânico. A Europa passa com uma segunda onde de contaminações, liderada pela França.