Lucro ajustado da Petz recua 32,6% no 4° trimestre de 2022

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São Paulo, SP – A Petz teve lucro líquido ajustado de R$ 24,9 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), um valor 32,6% menor frente o lucro líquido de R$ 36,9 milhões registrado no mesmo período de 2021, informou a companhia na noite da quarta-feira (8).

O resultado reflete o resultado operacional e crescimento de depreciação e amortização, consolidação das aquisições, principalmente o resultado negativo da Zee.Dog; menor benefício fiscal de juros sobre o capital próprio (JCP), dado que o valor deliberado foi R$ 10,0 milhões no 4T21 vs. R$5,0 milhões no 4T22; e Lei do Bem, dado que no 4T21 o benefício foi de R$5,3 milhões vs. R$1,6 milhão no 4T22, explicou a companhia, em seu relatório.

A companhia informou que realizou os seguintes ajustes ao lucro líquido: das despesas financeiras e juros sobre valores a serem pagos futuramente aos acionistas das adquiridas (não caixa); despesas com o plano de Opção de Compra de Ações (não caixa); despesas não recorrentes no ebitda ajustado e que agora também inclui o reconhecimento da parcela anual (não caixa) do earn-out dos sócios fundadores da Zee.Dog; e receita financeira referente ao ajuste a valor justo das parcelas baseadas no preço da ação da Petz no contexto da aquisição da Cão Cidadão.

“É importante mencionar que para o cálculo desses ajustes, a exclusão dos efeitos no IR/CS é realizada considerando a alíquota de 34%. A alíquota efetiva do IR/CS também considera o efeito de 34% sobre o EBT das controladas”, disse a empresa.

A receita líquida foi de R$ 788 milhões no período, 33,1% superior na base de comparação anual. No ano, a alta foi de 35%, a R$ 2,834 bilhões.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 69,183 milhões nos últimos três meses de 2022, 5,5% superior ao 4T21.

O EBITDA Ajustado Petz Standalone foi de R$73,6 milhões no 4T22, um crescimento de 12,3% a/a.

A margem EBITDA Ajustada no trimestre representou 8,7% da Receita Bruta Petz Standalone, uma queda de 0,7 p.p. vs. 4T21, reflexo principalmente da pressão a nível de margem bruta, da aceleração no processo de abertura de lojas e da própria curva de maturação das novas unidades parcialmente compensadas por: iniciativas de eficiências em marketing de performance, frete e meios de pagamento e menor pagamento de PLR em 2022 vs. 2021 em função do menor percentual de atingimento de metas do ano.

Em 2022, o EBITDA Ajustado do Grupo Petz foi R$259,5 milhões, que representa uma margem EBITDA Ajustada de 7,7% (-2,1 p.p. a/a). Já o EBITDA Ajustado Petz Standalone foi R$271,6 milhões, um crescimento de 12,4% a/a, com uma margem de 8,8% (-1,0 p.p. a/a), em linha com as expectativas. “Vale ressaltar que as safras de lojas continuam com aderência elevada dos retornos reais obtidos vs. àqueles inicialmente previstos os dossiês de viabilidade internos.”

Em 2022, o Lucro Líquido Ajustado, considerando os mesmos ajustes detalhados acima, foi de R$109,5 milhões, 1,5% acima do registrado em 2021.

A companhia encerrou o 4T22 com um Caixa Líquido de R$72,3 milhões, correspondente a uma alavancagem de -0,3x EBITDA Ajustado de 2022 (vs. -1,9x no 4T21).

Em relação a estrutura de capital, a companhia disse que está “sempre avaliando as opções mais eficientes para financiar” seus planos de investimentos. “Apesar de uma posição net cash, anunciamos em 16 de janeiro de 2023 os planos de emissão de uma debenture no montante de R$ 400 milhões, de modo a assegurar os recursos para os próximos anos de crescimento a condições bastante atrativas. Apesar da não concretização da operação por conta da turbulência no mercado de crédito local, estamos avançando de forma concreta em alternativas que continuam a refletir condições comerciais e custo de dívida próximos aos que foram anunciados anteriormente (i.e. CDI + 1,55% a.a. com o prazo de 5 anos.”

Para 2023, a Petz disse que a agenda de rentabilidade está estruturada com base nos seguintes pilares: melhorar a margem do Digital Petz; buscar novas alavancas de eficiência na expansão e operação de lojas; aumentar a produtividade em serviços veterinários e banho & tosa; e acelerar a curva de captura das sinergias no processo de integração das adquiridas.