São Paulo – Os lucros das grandes empresas industriais da China subiram 4,1% em 2020, revertendo a queda de 3,3% reportada em 2019, de acordo com dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país.
Os dados mostram que o lucro ficou negativo no primeiro trimestre de 2020 e retornou ao território positivo no segundo trimestre, refletindo os esforços do governo chinês em retomar a atividade econômica depois de bloqueios no início do ano para conter a propagação do novo coronavírus.
O lucro total da indústria de fabricação de equipamentos especiais aumentou 24,4% em relação ao ano anterior e se destacou, enquanto o da indústria de fabricação de matérias-primas químicas e produtos químicos aumentou 20,9%, mostram os dados.
“O ciclo industrial está sendo gradualmente desbloqueado, a demanda do mercado continua a melhorar e os lucros das empresas industriais estão aumentando continuamente”, de acordo com o estatístico sênior do departamento, Zhu Hong, citando uma superação de uma severa e complexa situação devido à pandemia de covid-19.