Lucro líquido ajustado da Embraer cresce 55% no 4° trimestre de 2023

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São Paulo, SP – A Embraer divulgou o balanço do quarto trimestre de 2023 (4T23), com lucro líquido ajustado de R$ 350,6 milhões, alta de 55% em relação ao mesmo período de
2022. Segundo a companhia, no terceiro trimestre do ano passado, os custos de desenvolvimento da EVE começaram a ser capitalizados como ativos intangíveis, devido ao programa ter atingido maturidade suficiente.

O lucro líquido atribuível aos acionistas da Embraer e o lucro por ADS foram de R$ 943,6 milhões, acima do registrado no mesmo período de 2022, que foi de R$ 119,2 milhões.

A receita totalizou R$ 9,7 bilhões no 4T23 e R$ 26,1 bilhões em 2023, em linha com as estimativas da empresa e 11% maior do que em 2022. Todas as unidades de negócios tiveram um crescimento nas receitas e volumes em relação ao ano anterior; a Embraer Defesa & Segurança foi o destaque, com crescimento de 21%, seguida pela Aviação Comercial, com 15%.

O EBIT ajustado atingiu R$ 889,6 milhões no 4T23, com margens EBIT e EBITDA ajustadas de 9,1% e 12,8%, respectivamente. Em 2023, a empresa reportou um EBIT ajustado de R$ 1,7 bilhão, com margens EBIT e EBITDA ajustadas de 6,5% e 10,6%.

O fluxo de caixa livre ajustado sem EVE (FCL) no 4T23 foi de R$3,4 bilhões e elevou o FCL do ano para R$1,4 bilhão, superando as estimativas da companhia. O FCL foi impulsionado por robustos adiantamentos de vendas (PDPs).

A Embraer entregou 75 jatos no 4T23, sendo 49 jatos executivos (30 leves e 19 médios), 25 jatos comerciais e 1 C-390 militar. Em 2023, a Embraer forneceu 181 aeronaves, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, quando a empresa entregou 160 unidades. A empresa continua enfrentando atrasos na cadeia de suprimentos que impactaram negativamente as entregas de 2023. A Embraer entregou 25 jatos comerciais no 4T23 e 64 aeronaves em 2023, 12% a mais do que no ano anterior.

O backlog da empresa aumentou em US$1,2 bilhão em relação ao ano anterior e atingiu um total de US$18,7 bilhões em 2023 – o maior número registrado nos últimos 6 anos. A Embraer Serviços & Suporte foi o destaque, com uma carteira de pedidos de US$3,1 bilhões, US$400 milhões a mais em relação ao ano anterior e o nível mais alto já registrado. A Aviação Executiva, por sua vez, encerrou o ano com um book-to-bill superior a 1,3:1 e uma carteira de pedidos de US$4,3 bilhões, US$400 milhões a mais em relação ao ano anterior.

A dívida líquida da Embraer sem EVE diminuiu para R$ 3,9 bilhões no 4T23, comparada com R$ 5,4 bilhões no trimestre e no ano. O significativo fluxo de caixa livre positivo gerado no trimestre ajudou a explicar a melhora sequencial na posição da dívida líquida da empresa, conforme detalhado abaixo.

O prazo médio dos empréstimos aumentou para 4,6 anos no 4T23, comparado a 3,4 anos no comparativo anual. A estrutura de prazo da dívida foi de 96% em contratos de longo prazo e apenas 4% em contratos de curto prazo. O custo dos empréstimos denominados em dólares dos Estados Unidos foi de 6,33% a.a. no 4T23, mantendo os níveis do 3T23. Já o custo dos empréstimos denominados em reais diminuiu para 7,11% a.a. no trimestre,
comparado a 10,85% no trimestre anterior.

As adições líquidas ao total de imobilizado foram de R$ 446,2 milhões no 4T23, contra R$ 273,8 milhões no 4T22. No trimestre, o CAPEX totalizou R$ 296,2 milhões, enquanto as adições de peças de reposição do Programa Pool atingiram R$ 150 milhões, e foram parcialmente compensadas por R$12,5 milhões de receitas de vendas de imobilizado. O aumento sequencial em imobilizado está relacionado ao crescimento em serviços de treinamento, manutenção e Aviação Executiva. Em 2023, a empresa investiu um total de R$1,1 bilhão em adições líquidas ao imobilizado e R$ 974 milhões em P&D sem EVE. No 3T23, os custos de desenvolvimento da EVE começaram a ser capitalizados como ativos intangíveis, uma vez que o programa atingiu maturidade suficiente.

PROJEÇÕES

Para 2024, a companhia pretende entregar entre 72 e 80 aeronaves da aviação comercial e, na aviação executiva, entre 125 e 135. A receita total da empresa deve ficar entre US$ 6 bilhões e US$ 6,4 bilhões, margem EBIT ajustada entre 6,5% e 7,5% e fluxo de caixa livre ajustado deve chegar a, no mínimo, US$ 220 milhões.