São Paulo, SP – A Embraer divulgou hoje o balanço do quarto trimestre de 2022, com lucro líquido ajustado de R$ 226,2 milhões, queda de 30,9% na comparação com o mesmo período de 2021, quando registrou lucro líquido de R$ 327,2 milhões. Em 2022, o lucro líquido ajustado foi de R$ 171 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 162 milhões registrado em 2021.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 1,19 bilhão, contra R$ 609,4 milhões alcançados no mesmo período de 2021.
A margem Ebitda ajustada atingiu 11,5%, alta de 3,1 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada no último trimestre de 2021. A receita líquida somou R$ 10,5 bilhões no quarto trimestre deste ano, alta de 44% na comparação com o mesmo período de 2021. Em 2022, a receita líquida alcançou R$ 23,4 bilhões em linha com as estimativas (guidance) da companhia.
O lucro líquido atribuível aos acionistas da Embraer e o prejuízo por ação no quarto trimestre de 2022 foi de R$ 119,2 milhões e R$ 0,16 por ação, respectivamente, em comparação com R$ 11,1 milhões em lucro líquido atribuível aos acionistas da Embraer e R$ 0,02 em lucro por ação no quarto trimestre de 2021. Em 2022, o prejuízo líquido atribuível aos acionistas da Embraer foi de R$ (953,6) milhões e o prejuízo por ação foi de R$ (1,30).
A Embraer entregou 80 jatos no quarto trimestre de 2022, sendo 30 aeronaves comerciais e 50 jatos executivos (33 leves e 17 médios). Em 2022, foram entregues 159 jatos, sendo 57 aeronaves comerciais e 102 jatos executivos (66 leves e 36 médios). A Embraer aumentou o número de aeronaves entregues em 12,7% em relação a 2021, mesmo com restrições significativas na cadeia de suprimentos.
A carteira de pedidos firmes a entregar encerrou o quarto trimestre de 2022 em US$ 17,5 bilhões, US$ 500 milhões a mais em relação ao ano anterior, com maior book-to-bill em Aviação Executiva e Serviços e Suporte.
O fluxo de caixa livre (FCF) ajustado sem EVE foi de R$ 3 bilhões, levando a um FCF anual de R$ 2,73 bilhões em 2022, superando a estimativa do FCF para o ano devido aos excelentes resultados e desempenho de vendas da Aviação Executiva e controle muito rígido do capital de giro.
A relação Dívida Líquida sem EVE/EBITDA Ajustado diminuiu de 4,0x em 2021 para 2,1x em 2022, com forte desempenho de FCF e EBITDA.
A Aviação Comercial registrou crescimento de receita de 12% ano a ano para R$ 7,97 bilhões devido a nove entregas adicionais em 2022. Margem bruta de 10,4% contra 4,1% em 2021, uma melhoria de 6,3% devido a entregas mais altas, contribuição positiva de equilíbrio de preços e custos, e eventos únicos.
A Aviação Executiva teve receita de R$ 6,43 bilhões, 5% maior em relação ao ano anterior, impulsionada por nove aeronaves adicionais entregues em comparação com 2021. Margem bruta reportada de 23,4% versus 18,3% em 2021 devido a melhor absorção de custos com o maior volume de entregas e eventos únicos.
O segmento de Defesa & Segurança teve receita de R$ 2,31 bilhões, 27% menor na comparação anual devido a menos Super Tucanos entregues em 2022. Margem bruta reportada de 21,6% contra 17,0% reportada em 2021.
O setor de Serviços e Suporte reportou receitas de R$ 6,53 bilhões, apresentando um crescimento anual de 7%. Margem bruta de 28,0% acima dos 26,9% reportados em 2021, impulsionada pelas receitas de componentes “pagos por hora” na Aviação Comercial e pelo
crescimento da participação de mercado na Aviação Executiva.
A Embraer encerrou o quarto trimestre de 2022 com dívida líquida sem posição EVE de R$ 4,95 bilhões, ante R$ 8,23 bilhões no trimestre anterior e R$ 7,84 bilhões no comparativo anual. A melhora na posição de endividamento líquido da companhia trimestral resultou do significativo fluxo de caixa livre positivo gerado no quarto trimestre de 2022.
O prazo médio dos empréstimos foi de 3,4 anos, comparado a 3,7 no trimestre. A estrutura de prazo dos empréstimos é de 90% no longo prazo e 10% no curto prazo. O custo dos empréstimos denominados em dólar foi de 5,24% a.a., em linha com os 5,33% a.a. custo no terceiro trimestre de 2022, enquanto o custo dos empréstimos em reais aumentou para 8,79% a.a. ante 7,95% no terceiro trimestre de 2022.
As adições líquidas ao imobilizado total foram de R$ 250,8 milhões, contra R$ 168,1 milhões em adições líquidas reportadas no mesmo período de 2021. Do total de adições ao imobilizado, o CAPEX totalizou R$ 163,1 milhões, e as adições de peças sobressalentes do programa pool representaram R$ 110,7 milhões das adições, parcialmente compensadas por R$ 23 milhões de receitas da venda de imobilizado. Para o ano de 2022, a companhia investiu um total de R$ 673,6 milhões em adições líquidas ao imobilizado e R$ 1,18 bilhão em P&D. O aumento de R$ 333,3 milhões em pesquisa em 2022 está relacionado às primeiras atividades do programa EVE e o programa TP foi responsável por R$ 125,9 milhões do aumento em P&D no ano passado.
PROJEÇÕES
A companhia também divulgou as projeções para este ano, com previsão de entregas de jatos comerciais entre 65-70 aeronaves, entregas de jatos executivos entre 120-130
aeronaves, receitas na faixa de US$ 5,2 a US$ 5,7 bilhões, margem EBIT ajustada de 6,4% a 7,4%, margem Ebitda ajustada de 10,0% para 11,0%, e fluxo de caixa livre ajustado de US$ 150 milhões ou mais.