Lucro líquido ajustado da Petz recua 64,1% no 1° trimestre de 2024

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São Paulo, SP – A Petz divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2024, com lucro
líquido ajustado de R$ 6,8 milhões, queda de 64,1% em relação ao mesmo período de 2023. O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 60 milhões, queda de 7,5% em relação ao 1T23. Já a margem Ebitda ajustado foi de 6,4%, queda de 0,7 p.p. na comparação com o mesmo período de 2023.

No 1T24, o Resultado Não Recorrente do Grupo Petz somou R$ 2,1 milhões, explicado principalmente pelo reconhecimento (não caixa) da parcela do earnout da transação de Zee.Dog no montante de R$ 1,5 milhão, além da despesa com laudos de incorporação da Cão Cidadão e Zee.Dog na Companhia.

A receita bruta foi de R$ 934,2 milhões, um crescimento de +2,3% a/a, com destaque para o canal Digital (+16,6% a/a) e a performance da Zee.Dog e Petix. As vendas no canal físico apresentaram uma queda de 6,1% a/a, explicado pela diminuição a/a no faturamento de serviços, além da preferência do cliente em consumir pelo Digital. Importante relembrar que 93,8% das vendas digitais da Petz são Omnichannel, ou seja, são expedidas da lojas via Ship from Store ou retiradas na loja pelo cliente (Pick-up).

Por outro lado, o Digital do Grupo Petz totalizou R$ 394,3 milhões no 1T24, um crescimento de 16,6% a/a, performance essa já sob uma forte base de comparação no 1T23 (+31,3% a/a). Assim, a Penetração Digital atingiu 42,2% da Receita Bruta, +5,2 p.p. a/a. A receita bruta de Produtos cresceu 3,2% a/a, com destaque para as categorias recorrentes e essenciais, como Farmácia, Higiene e Limpeza e Alimentos.

Por outro lado, o segmento de Serviços e Outros apresentou uma queda de 20,6% a/a apesar de já enxergamos uma melhora em indicadores operacionais ao longo do 1T24 –
como aumento de (i) ocupação de Banho e Tosa (B&T); (ii) número de banhos por profissional; e (iii) volume de procedimentos veterinários.

Segundo a companhia, o trimestre registrou uma geração operacional robusta, suficiente para cobrir seus investimentos, excluindo os juros sobre empréstimos e financiamentos. No 1T24, o Fluxo de Caixa Operacional foi de R$ 42,8 milhões, impulsionado pela eficiência operacional e gestão otimizada do capital de giro. Isso resultou em uma melhoria no ciclo de caixa de 9 dias a/a, principalmente devido à gestão eficiente de estoques e fornecedores. Em termos de Fluxo de Caixa Líquido, a Companhia consumiu R$ 19,8 milhões no 1T24, incluindo a amortização de empréstimos no valor de R$ 12,1 milhões.

Ao longo do 1T24, foram inauguradas 3 lojas, todas em novas praças (Araraquara-SP, Arujá-SP e Brusque-SC). Assim, terminamos o período com 249 lojas1 em 23 UFs nas 5 regiões do Brasil, fortalecendo a nossa posição de liderança como o maior ecossistema Pet do país não só em termos de faturamento, mas também em número de unidades e abrangência geográfica.

O SSS apresentou uma performance de -1,9% a/a no 1T24 (vs. +8,1% no 1T23 e -1,6% no 4T23) resultado do cenário macroeconômico ainda desafiador no varejo e no Brasil; arrefecimento da inflação interna do segmento Pet; e queda no faturamento de Serviços.

A companhia encerrou o 1T24 com uma Dívida Líquida de R$10,7 milhões, que representa 0,0x EBITDA Ajustado dos últimos 12 meses (vs. -0,2x no mesmo período do ano anterior), reflexo dos recursos levantados com a emissão de debêntures e financiamento de longo prazo ocorridos durante o 1S23, conforme explicado em divulgações anteriores. Além disso, vale ressaltar que a Companhia segue com a disciplina na aprovação de investimentos e busca contínua por eficiências em capital de giro.