São Paulo, SP – A Petz divulgou ontem (8) o balanço do terceiro trimestre de 2022. O lucro líquido ajustado foi de R$ 30,7 milhões, queda de 8,2% em comparação com o mesmo período de 2021. A companhia disse que o resultado é reflexo do expressivo ritmo de expansão de lojas e maior participação do Digital, bem como a consolidação das aquisições.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 72,2 milhões, recuo de 0,4% em relação ao terceiro trimestre de 2021. A receita bruta total foi de R$ 884,6 milhões, alta de 37,9% na comparação com igual etapa de 2021.
A margem Ebitda (Ebitda sobre receita) ajustada atingiu 8,2%, recuo de 3,1 pontos percentuais (p.p.) em relação ao resultado registrado no terceiro trimestre de 2021.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 644 mil no terceiro trimestre de 2022, uma redução de 84,6% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2021.
O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 355,7 milhões no terceiro trimestre de 2022, um aumento de 34,1% na comparação com igual etapa de 2021. A margem bruta foi de 40,2% no terceiro trimestre de 2022, queda de 1,1 p.p. frente a margem do terceiro trimestre 2021.
A companhia encerrou o Caixa Líquido de R$ 134,5 milhões, correspondente a uma alavancagem de -0,5x o EBITDA Ajustado dos últimos 12 meses (vs. 0,6x no mesmo período do ano anterior), reflexo dos recursos do follow-on, realizado em novembro de 2021.
As despesas operacionais somaram R$ 283,5 milhões no terceiro trimestre de 2022, um crescimento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2021. A companhia disse que o resultado é explicado principalmente pelo fato de que 53% das lojas Petz Standalone não
completaram o seu terceiro ano de operação (sendo que 24% ainda estão em seu primeiro ano), ou seja, ainda não atingiram o potencial esperado de faturamento e rentabilidade e da consolidação da Zee.Dog e Petix nos resultados do terceiro trimestre. No 9M22, as Despesas Operacionais somaram R$796,8 milhões, um crescimento de 44,6% a/a, representando 32,8% do faturamento total (+1,8 p.p. a/a).
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em (0,5) vez em setembro/22, queda de 1,1 vez em relação ao mesmo período de 2021.
Os investimentos totais somaram R$ 102,5 milhões, crescimento de 38,5% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Foram investidos R$ 74,6 milhões investidos na construção de novas lojas e hospitais, uma evolução de 31,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, impulsionados pela maior abertura de lojas (13 aberturas no terceiro trimestre vs. 10 no terceiro trimestre de 2021).