Lucro líquido ajustado da RaiaDrogasil cresce 33,1% no 3° trimestre

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São Paulo, SP – A RaiaDrogasil divulgou ontem (31) o balanço do terceiro trimestre de 2023, com lucro líquido ajustado de R$ 268,4 milhões, alta de 33,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido, sem ajuste, foi de R$ 296,6 milhões, alta de 31,6% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

A margem líquida ajustada foi de 2,9% no trimestre, representando uma expansão de 0,3 pp em relação ao mesmo período do ano passado, obtida principalmente em função dos ganhos de alavancagem operacional obtidos nas lojas maduras que vem crescendo sustentadamente acima da inflação.

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 658,1 milhões, alta de 20,4% na comparação anual, com alta de 0,3 ponto percentual na margem Ebitda ajustada, que alcançou 7,1%.

A receita líquida foi de R$ 8,6 bilhões, crescimento de 15,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita bruta foi de R$ 9,288 bilhões, um crescimento de 16,3%. “Vale destacar que a 4Bio cresceu 51,6%, registrando uma contribuição para o crescimento consolidado de 2,1 pp, ao passo que o varejo cresceu 14,2%, mesmo com o efeito negativo da venda de testes Covid-19 de 0,7 pp em função da forte base de comparação do terceiro trimestre de 2022 e do efeito calendário também negativo de 0,1 pp”, destacou a companhia.

As despesas com vendas totalizaram R$ 1,598 bilhão, equivalentes a 17,2% da receita bruta, uma diluição de 0,3 pp em comparação com o mesmo período do ano anterior. A alavancagem operacional no trimestre é reflexo do crescimento real da receita registrada em nossas lojas maduras. As despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 333,7 milhões, equivalente a 3,6% da receita bruta, estável em relação ao mesmo período de 2022.

A dívida líquida ajustada foi de R$ 2,644 bilhões, correspondente a uma alavancagem de 1,0x o Ebitda ajustado dos últimos 12 meses. A dívida líquida ajustada considera R$ 47,8 milhões em recebíveis descontados, R$ 12,6 milhões em antecipações a fornecedores e R$
98,2 milhões em obrigações relacionadas a opções de compra/venda de fatias remanescentes em empresas investidas.

A companhia inaugurou 64 novas farmácias e encerrou 3, terminando o trimestre
com 2.868 unidades em operação. Ao final do período, um total de 26,5% das farmácias ainda estavam em processo de maturação, não tendo atingido todo o potencial de receita e de rentabilidade. “Reiteramos nosso guidance de 260 aberturas brutas por ano para o período de 2023 a 2025, totalizando 780 novas farmácias a serem abertas”, destacou o balanço.