Lucro líquido ajustado do banco Pan chega a R$ 191 mi no quarto trimestre de 2022

1093

São Paulo, 8 de fevereiro de 2023 – O Banco PAN encerrou 2022 com 23,7 milhões de clientes, avanço de 39% no ano, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 773 milhões, em linha com 2021. No quarto trimestre, o lucro líquido ajustado foi de R$ 191 milhões, estável em relação ao mesmo período de 2021, com ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado de 11,5%.

A carteira de crédito alcançou R$ 39 bilhões ao final de 2022, alta de 12% na comparação anual, sendo 90% do portfólio com garantias. O nível de inadimplência acima de 90 dias fechou dezembro em 7,1%. Já a receita de serviços ampliou 40% no ano, ultrapassando R$ 1 bilhão. O volume transacionado em 2022 chegou a R$ 86 bilhões.

“Mesmo em um ambiente mais desafiador, encerramos o ano com crescimento consistente. Em 2022, mantivemos uma postura conservadora na concessão de crédito, lançamos produtos e investimos na jornada de consumo e banking. Como consequência, tivemos forte originação colateralizada e aumento no volume transacionado. Neste ano, o foco é continuar evoluindo a experiência dos nossos clientes e ampliar o engajamento nas plataformas, entregando resultados sólidos”, afirma Carlos Eduardo Guimarães, CEO do Banco PAN.

Ao longo de 2022, o PAN fortaleceu o relacionamento com os seus clientes por meio dos canais B2C, investiu no seu aplicativo, criando uma navegação mais fluida, e implementou
o atendimento e venda de crédito pelo WhatsApp. Além disso, desde o ano passado é possível contratar todos os produtos de crédito pelo app do Banco, garantindo agilidade e segurança às operações. A iniciativa, somada às demais, impulsionou o aumento do

O PAN expandiu em 29% o número de clientes com produtos de crédito contratados, entre consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal e Car Equity. Em relação a quantidade de clientes segurados (com apólices vigentes), no 4T22 a base aumentou
69% em relação ao quarto trimestre de 2021, para 2,2 milhões, reflexo da ampliação do número de modalidades oferecidas.

No último trimestre de 2022, o take rate da Mosaico foi de 8,7%, com aumento na receita para R$ 98 milhões. Já Mobiauto, marketplace de veículos do PAN, segue com crescimento relevante na quantidade de carros anunciados, avanço de 36% em relação a 2021. Além disso, número de lojistas cadastrados na plataforma saltou de 3,2 mil para 5,9 mil na comparação anual.

“A integração com a Mosaico e Mobiauto nos permitiu estar mais presentes no dia a dia dos nossos clientes, transformando a oferta de produtos e serviços em uma jornada única de banking e consumo. Para 2023, queremos seguir investindo em soluções criativas e inteligentes que facilitem a vida dos brasileiros”, complementa Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.