São Paulo, SP – O Grupo Soma divulgou ontem o balanço do terceiro trimestre de 2023, com lucro líquido ajustado de R$ 96,1 milhões, queda de 6,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) ajustado do trimestre foi de R$ 213 milhões, queda de 0,5% na comparação anual, e margem líquida ajustada de 7%, redução de 1 ponto percentual em relação ao terceiro trimestre do ano passado.
Segundo a companhia, a queda da margem é explicada pelos seguintes fatores: impactos fiscais introduzidos em 2023 – DIFAL e alteração das regras do ICMS na base do PIS/COFINS; maior nível de demarcação; e efeito mix de canais, com maior participação do atacado na receita bruta total.
A receita líquida foi de R$ 1,364 bilhão, alta de 5,8% com relação ao mesmo período ao ano passado. Já o resultado financeiro ficou negativo em R$ 39,8 milhões, menor que o resultado negativo de R$ 49 milhões registrado no mesmo período de 2022.
A receita bruta consolidada totalizou R$ 1,560,3 bilhão, alta de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a receita bruta consolidada totalizou R$ 4,458,2 bilhões, crescimento de 10,5% em relação aos nove primeiros meses de 2022.
A companhia registrou uma geração de caixa de R$ 40,4 milhões. A geração operacional totalizou R$ 176,4 milhões, equivalentes a 11,2% da receita bruta. O Grupo Soma fechou com caixa de R$ 175,9 milhões e uma dívida líquida de R$ 859,6 milhões, atingindo 1,3x no indicador dívida líquida/EBITDA Ajustado LTM (ex-IFRS 16).
As marcas da companhia seguiram expandindo suas bases ativas de clientes. A base ativa do Grupo Soma cresceu 4,6% na comparação anual e atingiu 1,7 milhão de clientes. Esta expansão é explicada principalmente pelo aumento da base ativa do canal digital, que cresceu 10,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Já a base ativa da Hering cresceu 2,5% que, combinada ao Grupo Soma, totaliza 5,5 milhões de clientes. Ao fim do terceiro trimestre, a companhia tinha um total de 1.064 lojas, sendo 366 lojas próprias e 698 franquias.
Segundo o comunicado, ao longo do trimestre, as marcas enfrentaram uma série de desafios, cada uma com suas razões específicas, o que resultou em um crescimento de vendas totais de 5% na comparação mensal.