São Paulo – A Hypera Pharma reportou lucro líquido de R$ 238,2 milhões no primeiro trimestre de 2020, queda de 25,8% ante igual período do ano anterior. O lucro líquido das operações continuadas diminuiu 25% no período e alcançou R$ 248 milhões.
Entre janeiro e março, a receita líquida somou R$ 815 milhões, alta de mais de duas vezes na comparação anual. Os gastos com vendas, gerais e administrativa, excluindo marketing e P&D, retraíram 1,6% e somaram R$ 145,2 milhões.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) das operações continuadas do período caiu 38% e somou R$ 248,7 milhões na comparação anual. A margem ebitda das operações continuadas alcançou 30,5%. O ebitda totalizou R$ 235,3 milhões no trimestre, queda de 39,2%.
A empresa apresentou crescimento do sell-out, que considera o preço médio de compra pelas farmácias e redes, de 11,1% no trimestre. Segundo a companhia, o crescimento do sell-out se deve à corrida dos consumidores às farmácias para compra de medicamentos isentos de prescrição após o início do isolamento social.
A Hypera afirmou que já é possível sentir os efeitos da pandemia do Covid-19, nome do novo coronavírus, no sell-out, principalmente em categorias de produtos de prescrição como dermatologia e pediatria.
Ao final do trimestre, o endividamento líquido era de R$ 222,6 milhões, queda de 64,09% na comparação anual. No período, a empresa teve fluxo de caixa livre de 45,5 milhões, queda de 62,20% ante igual período de 2019.
No período, a Hypera declarou R$ 185,5 milhões em juros sobre capital próprio (JCP), o equivalente a R$ 0,29 por ação, alta de 15,2% em relação ao mesmo período de 2019.