São Paulo – A Ecorodovias reportou lucro líquido recorrente de R$ 194,5 milhões no quarto trimestre de 2022, quase três vezes maior que R$ 69,3 milhões apurados no mesmo intervalo do ano anterior, devido, principalmente, ao incremento do ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado.
Em 2022, o lucro líquido recorrente caiu 15,5% na mesma base de comparação, para R$ 322,3 milhões, , principalmente, à diminuição do ebitda ajustado, em função do encerramento dos contratos de concessão da Ecovia Caminho do Mar e Ecocataratas em novembro/21 e maior despesa financeira.
A receita líquida ajustada, que exclui a receita de construção, atingiu R$ 1,15 milhões no trimestre, 32,1% maior na base anual de comparação.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, que exclui receita e custo de construção e provisão para manutenção, foi de R$ 809,2 milhões no período, alta de 48,6% na comparação anual. A margem ebitda ajustada foi de 70,2%, 7,8 pontos percentuais acima da registrada no 4T21. Em 2022, foi R$ 2,3 bilhões, 0,9% menor que em 2021.
No 4T22, o aumento deve-se ao crescimento do tráfego de veículos, reajustes das tarifas de pedágio, início da cobrança de pedágio parcial pela EcoRioMinas (três praças em setembro/22) e integral pela Ecovias do Araguaia (nove praças em outubro/22), crescimento das operações do Ecoporto e Ecopátio, assim como, o efeito retroativo em função do atraso do reajuste da Ecosul de 2022 (R$58,1 milhões). A margem EBITDA ajustada atingiu 70,2% no 4T22 e 64,5% em 2022.
O tráfego consolidado de veículos equivalentes nas rodovias administradas pela Ecorodovias subiu 1,2% no trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para 46,5 milhões de veículos pagantes.No ano, o indicador cresceu 3,8%, para 190,2 milhões de veículos equivalentes.
Veículo equivalente pagante é uma unidade básica de referência em estatísticas de cobrança de pedágio no mercado brasileiro. Veículos leves, como automóveis, correspondem a uma unidade equivalente, enquanto veículos pesados, como caminhões e ônibus, são convertidos em veículos equivalentes baseado no número de eixos.
Ao final do trimestre, a dívida líquida da Ecorodovias era de R$ 9,9 bilhões, alta de 29,2% na comparação anual. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida por ebitda pró-forma, encerrou o período em 4,3 vezes, 1,0 pp maior que o visto no mesmo período do ano anterior.
A dívida bruta atingiu R$ 11,5 bilhões em dezembro de 2022, redução de 4,1% em relação ao 3T22 devido, principalmente, à quitação da 2 emissão e da 2º série da 6 emissão de debêntures da EcoRodovias Concessões e Serviços em outubro (R$253,0 milhões) e novembro (R$395,2 milhões), respectivamente.
O saldo de caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras de curto e longo prazo totalizou R$ 1,6 bilhão em dezembro de 2022, redução de R$ 998,6 milhões em relação ao saldo de setembro de 2022 devido, principalmente, ao pagamento de dívidas e realização de investimentos (capex).
O capex realizado totalizou R$ 853 milhões no 4T22 e R$ 3 bilhões em 2022. No 4T22, os principais investimentos nas concessões rodoviárias destinaram-se à: implantação de prédios operacionais (praças de pedágio e bases operacionais) e obras de conservação especial de pavimento na Ecovias do Araguaia, obras de duplicação e conservação especial de pavimento na Eco135 e Eco050 e faixas adicionais, vias marginais, melhorias em intersecções e acessos e obras de conservação especial de pavimento na Ecovias do Cerrado.