Lucro líquido da Hypera sobe 18,7% no 2T21

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São Paulo – A Hypera Pharma reportou lucro líquido de R$ 470,6 milhões no segundo trimestre de 2021, alta de 18,7% ante igual período do ano anterior. O lucro líquido das operações continuadas cresceu 20,1% no período e alcançou R$ 479,4 milhões, em consequência principalmente do crescimento de 33,8% do ebit das Operações Continuadas e do aumento de R$56,2 milhões das Despesas Financeiras Líquidas.

No primeiro semestre, o lucro líquido totalizou R$ 775,7 milhões, 22,2% maior que o visto no mesmo período de 2020. O lucro das operações continuadas subiu 21,6% no ano, para R$ 787,1 milhões, na mesma base de comparação.

“O desempenho semestral reforça a confiança no atingimento das metas e projeções financeiras estipuladas para 2021”, disse a empresa, em seu relatório de resultados do segundo trimestre.

Entre maio e julho, a receita líquida somou R$ 1,5 bilhão, alta de 43,5% na comparação anual. Os gastos com vendas, gerais e administrativa, excluindo marketing e P&D, aumentaram 18,0% e somaram um débito de R$ 182,0 milhões.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) das operações continuadas do período avançou 31,8% e somou R$ 591,9 milhões na comparação anual.

A empresa apresentou crescimento de sell-out, que considera o preço médio de compra pelas farmácias e redes, de 23,3% no trimestre, 1,1 ponto percentual acima do crescimento do mercado.

“O crescimento orgânico do sell-out foi superior ao crescimento do mercado pelo terceiro trimestre consecutivo, e é resultado das iniciativas da Companhia para impulsionar seu crescimento sustentável de longo prazo, com destaque para a aceleração do ritmo de lançamentos nos últimos anos, o aumento da capacidade de produção e os investimentos em suas marcas líderes”, comentou.

Ao final do trimestre, o endividamento líquido era de R$ 4,6 bilhões. O fluxo de caixa operacional subiu 15,7% no período, para R$ 407,1 milhões.

No período, a companhia destacou a aquisição de um portfólio de 12 medicamentos da Sanofi e a compra da Bioage, marca líder no mercado de estética brasileiro e o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) de R$ 194,8 milhões no intervalo, 5% superior ao declarado no mesmo intervalo de 2020.

Cynara Escobar / Agência CMA

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