Lucro líquido da Lojas Renner cai 36,3% e soma R$ 229 milhões no segundo trimestre

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São Paulo – A varejista Lojas Renner reportou lucro líquido de R$ 229 milhões no segundo trimestre de 2023 (2T23), queda de 36,3% em relação ao mesmo período do ano passado, influenciado por menor geração operacional dos segmentos de varejo e serviços financeiros, não obstante a menor alíquota efetiva de IRCS, em função do reconhecimento de incentivos fiscais como subvenção para investimentos. No semestre, o lucro líquido diminuiu 49,9% e somou R$ 276,5 milhões.

A receita operacional líquida das vendas de mercadoria foi de R$ 2,9 bilhões no trimestre, quando comparado ao mesmo período de 2022, queda de 6,0%, devido a um cenário de vendas mais desafiador, especialmente entre maio e abril, com contexto macroeconômico (inflação, juros e inadimplência) afetando o poder de compra e comportamento dos clientes, explicou a empresa, em seu relatório de resultados.

De janeiro a junho, a receita operacional líquida totalizou R$ 5,4 bilhões, queda de 2,6% na comparação anual.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado total no trimestre, que inclui a operação de varejo e produtos financeiros, foi de R$ 481,6 milhões, baixa de 31,4% em base anual, com margem de 16,1%, 6 pontos percentuais menor que no 2T22. Já o ebtida da operação de varejo ajustado somou R$ 535,3 milhões, queda de 22,4%, na mesma base de comparação. A margem ebitda ajustada da operação varejo foi de 17,9%, 3,8 pp abaixo da registrada um ano antes.

No primeiro semestre de 2023, o ebitda ajustado total caiu 32,4%, para R$ 733,4 milhões. A margem ebitda total caiu 6,2 pp, para 13,9%.

As vendas no conceito mesmas lojas (unidades abertas há pelo menos um ano) da varejista no período de abril a junho ficaram negativas em -6,8%, ante 37,9% no 2T22.

No trimestre, a receita líquida da Renner totalizou R$ 2,7 bilhões, queda de 5,7% na comparação anual, enquanto na Camicado a receita recuou 13,7% e alcançou R$ 112,4 milhões. Na Youcom, a receita líquida foi de R$ 97,6 milhões no período, queda de 5,8% na mesma base de comparação.

O GMV Digital cresceu 7,1%, para R$ 595,8 milhões no 2T23, com crescimento, tanto dos canais tradicionais, quanto dos novos, como Favoritos e Whatsapp.

No período, a lojas Renner abriu 10 pontos de venda, sendo 4 lojas Renner, 4 da Youcom e 2 da Ashua, em linha com o plano de expansão previsto para o ano de 15 a 20 lojas Renner, sendo 75% em novas praças, 10 a 15 Youcom e 5 Ashua.

Os investimentos no trimestre somaram R$ 235,9 milhões, superiores aos R$ 208,1 milhões no 2T22, em função, principalmente, do contínuo investimento nasfrentes tecnológicas e na intensificação do processo de remodelação, que contribuirá para o ganho deprodutividade nas lojas, não obstante os menores gastos em logística, relacionados ao CD de Cabreúva. No ano, a companhia totaliza R$ 317,3 milhões em capex.

Em relação ao endividamento, a dívida líquida ao final do trimestre era de R$ 574,9 milhões, menor que R$ 1,3 bilhão no mesmo período do ano anterior. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida por ebitda total, alcançou -0,27 vez (pós IFRS 16) ou -0,40 vez (Ex IFRS 16) no trimestre, de -0,56x e -0,79x, na comparação anual.