São Paulo – A varejista Lojas Renner reportou lucro líquido de R$ 360,4 milhões no segundo trimestre de 2022, alta de 86,7% em relação ao mesmo período do ano passado, em função da melhor geração operacional do segmento de varejo da companhia, quanto da menor alíquota efetiva de IR&CS, beneficiada pelo maior valor deliberado de juros sobre o capital próprio, bem como por incentivos fiscais considerados como subvenção para investimento, com base na Lei Complementar 160. Também favoreceu este desempenho o melhor resultado financeiro no período.
A receita operacional líquida das vendas de mercadoria foi de R$ 3,175 bilhões no trimestre, quando comparado ao mesmo período de 2021, alta de 40,6%. Em todo o ano de 2022, a receita operacional líquida totalizou R$ 5,405 bilhões, alta de 49,2%.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado total no trimestre, que inclui a operação de varejo e produtos financeiros, foi de R$ 701,6 milhões, alta de 47,0% em base anual. Já o ebtida da operação de varejo ajustado somou R$ 689,7 milhões, alta de 62,2%, na mesma base de comparação. Em 2022, o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado total teve alta de 113,1%, para R$ 1,084 bilhão.
O crescimento de vendas em mesmas lojas (unidades abertas há pelo menos um ano) da varejista no período de abril a junho foram de 37,8%, baixa de 270,8 pontos percentuais em comparação ao segundo trimestre de 2021.
No trimestre, a receita líquida da Renner totalizou R$ 2,9 bilhões, alta de 43,8% na comparação anual, enquanto na Camicado a receita caiu 13,6% e alcançou R$ 130,2 milhões. Na Youcom, a receita líquida foi de R$ 103,6 milhões no período, alta de 66,6 % na mesma base de comparação. Os investimentos no trimestre somaram R$ 208milhões, ante R$ 254,1 milhões no 2T21.
Ao final de junho, o endividamento líquido erai de R$ 1,278 bilhão, de R$ 2,225 bilhões em junho de 2021, e a alavancagem, medida pela relação dívida líquida por ebitda total, alcançou – 0,79 vez no trimestre, de 2,76 vezes um ano antes.
“Em 30 de junho de 2022 e 2021, a companhia apresentou caixa líquido, principalmente em razão da emissão de 102 milhões de novas ações, realizada no 2T21. A oferta de ações foi liquidada no dia 4 de maio de 2021 e os recursos estão sendo utilizados no desenvolvimento do ecossistema de moda e lifestyle, na aceleração da transformação digital, bem como na construção do novo CD Omni e na expansão de lojas físicas”, explica a companhia em demonstrativo.