São Paulo, 3 de maio de 2022 – A Marfrig reportou um lucro líquido de R$ 109 milhões, recuo de 61,1% frente ao mesmo período de 2021. Apresentou ainda receita líquida de R$ 22,3 bilhões, crescimento de 29,6% na comparação anual. O Ebitda ajustado alcançou 2,7 bilhões de reais no 1T22, alta de 60,9%, e a margem Ebitda ajustada foi de 12,3% (avanço de 239 bps).
O fluxo de caixa operacional foi positivo em 1,2 bilhão de reais, resultado do melhor desempenho das operações em todas as regiões nas quais a companhia opera.
O índice de alavancagem, medido pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado nos últimos 12 meses foi de 1,53x em dólares e 1,36x em reais. “A manutenção do baixo patamar de endividamento, fruto de uma política corporativa de disciplina financeira, fez com que, em abril, a agência internacional de classificação de risco Standard and Poor’s – “S&P” anunciasse a elevação da nota de crédito da empresa, em escala global, para BB+. A Marfrig fica, assim, a um passo do grau de investimento”, disse comunicado divulgado pela companhia.
Os investimentos nas operações totalizaram R$ 462 milhões no primeiro trimestre de 2022 e a Marfrig consolidou sua posição na BRF, uma das maiores empresas de bens de consumo do país, ao longo do primeiro trimestre de 2022. Em janeiro, a companhia acompanhou o follow on da BRF e manteve sua participação de 33,27%, o que representou um novo investimento de R$ 1,8 bilhão em novas ações. Em março, a chapa apresentada pela Marfrig para compor o novo Conselho de Administração da BRF foi eleita majoritariamente.
OPERAÇÃO NA AMERICA DO NORTE
No primeiro trimestre de 2022, a receita líquida da Operação América do Norte da Marfrig, representada pela norte-americana National Beef, atingiu nova marca histórica: R$ 15,8 bilhões (US$ 3 bilhões), crescimento de 30,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A performance é resultado do incremento de 26,9% no preço médio total e do crescimento de 2,9% no volume de vendas no período. O lucro bruto da operação no trimestre foi de R$ 2,8 bilhões (US$ 538 milhões), alta de 59,5% na comparação anual.
No primeiro trimestre do ano, a Operação América do Norte representou 71% da receita líquida total da Marfrig. O Ebitda Ajustado foi de R$ 2,3 bilhões (US$ 453 milhões), 63,4% superior na comparação anual, representando 87% do Ebitda total da companhia no trimestre. A margem Ebitda ajustado foi de 15% (alta de 304 bps no contraste anual).
O mercado doméstico americano segue como maior consumidor dos produtos oferecidos pela Operação América do Norte da Marfrig (89%). Entre os mercados internacionais, Japão e Coreia do Sul geraram 60% das receitas de exportação da National Beef.
OPERAÇÃO AMERICA DO SUL
No primeiro trimestre deste ano, o volume de vendas da Operação América do Sul foi de 345.000 toneladas, um crescimento de 11% em comparação ao mesmo período de 2021. No período, a Marfrig registrou receita líquida de R$ 6,5 bilhões na região, avanço de 41,2% na comparação anual. O desempenho é consequência do maior preço médio total de vendas em 27,2%. Destaque para o aumento do preço médio de exportações, que, mesmo medido em dólares, avançou 37,1% entre os períodos.
As exportações representaram 65% da receita da operação, percentual recorde da operação, com crescimento de 473 bps em comparação ao mesmo período de 2021 e de 1.341 bps frente ao quarto trimestre de 2021. Nos três primeiros meses de 2022, aproximadamente 68% do total das receitas de exportação estavam ligadas às vendas para os mercados da China e de Hong Kong.
O Ebitda ajustado da Operação América do Sul foi de R$ 411 milhões no primeiro trimestre de 2022, 94,9% superior a igual período do ano passado. A margem Ebitda alcançou 6,4%, 175 bps acima do 1T21. O lucro bruto foi de 654 milhões de reais, 63,7% maior na mesma base de comparação.
“O projeto de eficiência operacional se mostrou importante mais uma vez: gerou R$ 43 milhões a mais no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2021”, completou a Marfrig.