São Paulo, SP – A Multiplan divulgou na noite de ontem o balanço do quarto trimestre de 2024 (4T24), com lucro líquido de R$ 512 milhões, alta de 69,4% em relação ao mesmo
período de 2023 (4T23). Em todo o ano passado, lucro líquido foi de R$ 1,34 bilhão, alta de 31,4% em relação a 2023.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 666 milhões, alta de 69,6% na comparação com o 4T23. Em todo o ano passado, o Ebitda foi de R$ 1,8 bilhão, alta de 22,3% em relação a 2023. Segundo a companhia, o resultado foi beneficiado pela linha de receita de Venda de imóveis, que quintuplicou desde 2023, e da redução de 12,4% nas despesas de propriedades, que registou o menor valor desde 2020.
A margem Ebitda foi de 71,2%, alta de 2,3 pontos percentuais em relação ao 4T23. Em todo o ano passado, a margem Ebitda foi de 72,6%, queda de 0,9 ponto percentual. A receita líquida foi de R$ 936 milhões, crescimento de 64,1% em relação ao 4T23. Em todo o ano passado, a receita líquida foi de R$ 2,5 bilhões, alta de 23,8% em relação a 2023. A companhia registrou seu maior retorno sobre o patrimônio (ROE) em 2024, chegando a 23,8%, sustentando uma forte e crescente tendência neste indicador ao longo dos últimos trimestres.
Ao final de 2024, a dívida bruta da Multiplan atingiu R$ 5,4 bilhões, um aumento em relação a setembro de 2024, principalmente devido à emissão de R$ 1,8 bilhão em debêntures em outubro de 2024. O índice Dívida Líquida/EBITDA terminou em 2,31x, alinhado com a média de 10 anos (2,24x). Em 2024, o FFO alcançou R$ 1,5 bilhão, representando um crescimento de 27,3% em comparação a 2023. A margem FFO foi de 62,2%, o maior nível desde o IPO, marcando o quarto ano consecutivo em que a Companhia registra uma margem FFO superior a 60%. O crescimento do FFO no 4T24 foi ainda maior, com aumento de 65,0% vs. o 4T23, atingindo margem de 67,6%
No 4T24, após três trimestres de forte crescimento, as vendas dos lojistas da Multiplan cresceram ainda mais, +10,7% em relação ao 4T23. Esse aumento foi o maior crescimento trimestral de vendas do ano, com todos os 20 shoppings registrando incremento em relação a 2023. Em 2024, os lojistas da Multiplan registraram vendas de R$24,0 bilhões, um crescimento de 9,3%, com todos os shoppings superando a marca de 2023. Em cinco anos, o crescimento de vendas mais que dobrou. O shopping que apresentou maior crescimento anual de vendas foi o New York City Center, com aumento de 33,8% em relação a 2023.
As Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) atingiram +9,5% no 4T24 em relação ao 4T23, o maior crescimento trimestral de SSS do ano, com todos os segmentos crescendo ano a ano.
Os segmentos de Serviços e Artigos Diversos seguiram o mesmo caminho dos dois trimestres anteriores, apresentando os maiores aumentos no 4T24, de 14,3% e 9,4%, respectivamente.
Em 2024, a Multiplan apresentou um turnover de 5,4% da ABL total, correspondendo a 47.878 m2 ou 490 lojas. Esta é a menor taxa de turnover desde 2020, em linha com a média dos últimos 10 anos, o que demonstra a estabilidade e consistência das operações e um portfólio resiliente com altas taxas de ocupação.
Em 2024, o portfólio de shoppings da Multiplan apresentou taxa de ocupação média de 96,2%, um aumento de 57 p.b. em relação a 2023 o maior crescimento anual dos últimos dez anos. Ao longo do ano, três shoppings se destacaram em termos de crescimento de taxa de ocupação: New York City Center (+859 p.b.), ShoppingSantaÚrsula (+671 p.b.) e ParkShopping (+408 p.b.).
Em 2024, o custo de ocupação dos lojistas ficou em 12,8%, uma queda de 69 p.b. em comparação a 2023. Essa redução pode ser explicada por aumento de 9,3% nas vendas dos lojistas, que superou o crescimento do aluguel, e uma redução na participação dos encargos comuns como porcentagem das vendas, atingindo 4,6%, o segundo nível mais baixo desde 2010.