Lucro líquido da Santos Brasil recua 8,3% no 4° trimestre de 2024

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São Paulo, SP – A Santos Brasil divulgou na noite de ontem (20) o balanço do quarto trimestre de 2024 (4T24), com lucro líquido de R$ 206,3 milhões, queda de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023 (4T23). Em 2024, o lucro líquido foi de R$ 742 milhões, alta de 47,1% em comparação a 2023, com margem líquida de 25,6%, alta de 2 pontos percentuais em relação a 2023.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 404 milhões, alta de 10,2% em relação ao 4T23. Em 2024, o Ebitda foi de R$ 1,46 bilhão, alta de 46,9% em comparação a 2023. Já a margem Ebitda fechou em 51,1% no 4T24, queda de 3,9 pontos percentuais em relação ao 4T23. Em 2024, a margem Ebitda foi de 50,6%, crescimento de 3,8 pontos percentuais.

A receita líquida da operadora ficou em R$ 790 milhões, aumento de 18,5% em comparação com o quarto trimestre de 2023. Já em relação a 2023, a receita líquida subiu 36% em 2024, chegando a R$ 2,9 bilhões.

A movimentação de contêineres consolidada cresceu 22,9% em 2024, com 1.497.207 contêineres movimentados nos três terminais. No Tecon Santos, o crescimento foi de 24% em relação a 2023, reflexo de uma demanda aquecida nas exportações, principalmente de commodities agrícolas (e.g. açúcar, algodão, café, papel e celulose), mas também da recuperação das importações no Porto de Santos, com destaque para o setor de autopeças, químicos, bens de consumo e bens de capital. O Tecon Imbituba apresentou um crescimento robusto de 53,1% na volumetria de contêineres, resultado da operação dos novos serviços. Por sua vez, o Tecon Vila do Conde sofreu com o congestionamento observado em outros portos, o que provocou sucessivas omissões de escalas destinadas ao terminal, resultando numa retração de 4,8% na movimentação de contêineres em 2024.

A Santos Brasil Logística se beneficiou do crescimento das importações no Porto de Santos e armazenou 69.756 contêineres, alta de 11,9% em relação a 202, nos seus recintos alfandegados (Centro logístico Industrial Aduaneiro – CLIA) em 2024. O Terminal de Veículos -TEV foi impactado pela menor exportação de veículos leves para mercados da América do Sul, experimentou queda de 7,4% em relação a 2023 no volume de veículos movimentados em 2024. Os Terminais de Granéis Líquidos tiveram um ramp-up acelerado e apresentaram, em seu segundo ano de operação, crescimento de 37,1% em comparação a 2023 no volume de armazenagem de combustíveis

A Dívida Líquida, em 31/12/2024, somou aproximadamente R$ 2 bilhões, o que resultou no índice de alavancagem de 1,54x, calculado pela relação entre a Dívida Líquida e o Ebitda Proforma dos últimos doze meses. A estratégia de alocação de capital da Companhia seguiu centrada nos investimentos em expansão e modernização dos ativos atuais e na remuneração de capital de seus (suas) acionistas por meio do pagamento de proventos.

Até dezembro de 2024, foram distribuídos R$ 467,1 milhões sob a forma de dividendos
complementares e Juros sobre Capital Próprio (JCP), relativos ao resultado dos 9M24. Em dezembro de 2024, foi aprovada uma distribuição adicional de R$ 39,6 milhões, com pagamento feito em janeiro de 2025, que, somada aos dividendos complementares aprovados pelo Conselho de Administração em 20 de fevereiro de 2025, da ordem de R$ 235,2 milhões, totaliza R$ 741,9 milhões de proventos anunciados com base nos resultados dos 2024, i.e. R$ 0,85 por ação e payout equivalente a 100%.