São Paulo – A Via (ex-Via Varejo) reportou lucro líquido operacional de R$ 125 milhões no quarto trimestre de 2021, baixa de 73,4% na base anual. No ano passado, o lucro alcançou R$ 538 milhões, alta de 32,2% com margem líquida de 1,7%.
A companhia disse que no 4T21, houve efeito do incentivo de subvenção recorrente de R$ 88 milhões. No acumulado do ano, o montante do incentivo de subvenção totalizou R$ 491 milhões, dos quais R$ 203 milhões referem-se ao efeito de períodos anteriores a 2021.
A receita líquida totalizou R$ 8,127 bilhões no período, 14,2% menor que o visto no mesmo período do ano anterior.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, que exclui outras despesas e receitas operacionais, alcançou R$ 734 milhões no trimestre, alta de 6,7% na comparação anual.
O Gross Merchandise Value (GMV) total bruto, que inclui as vendas de comércio eletrônico e lojas, totalizou R$ 11,8 bilhões no quarto trimestre, 6,9% menor que o visto no mesmo período de 2020. O GMV das lojas físicas caiu 24,3%, para R$ 5,8 bilhões, e as vendas digitais brutas subiram 9,9%, para R$ 6,6 bilhões. A participação das vendas digitais alcançou 55,7% no intervalo,
8,5 pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado.
Foram abertas 63 lojas no trimestre,todas na bandeira Casas Bahia.Ao final de 2021, a Companhia operava um total de 1.091 lojas. Em 2021, totalizou 101 novas lojas e fechou 62, totalizando líquido de 39 lojas.
Ao final do trimestre, a dívida financeira era de R$ 108 bilhões, alta de 68,8% na comparação anual. O caixa líquido ajustado, que inclui recebíveis não descontados, foi de R$ 2,1 bilhões, frente 5,357 do período anterior.