Lucro líquido das Lojas Renner sobe 17,5% e soma R$ 415,8 milhões

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São Paulo – A varejista Lojas Renner reportou lucro líquido de R$ 415,8 milhões no quarto trimestre de 2021, alta de 17,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o ano de 2021, o lucro líquido diminuiu 42,2% e soma R$ 633,1 milhões.
O resultado foi influenciado pela menor alíquota efetiva de IR&CS, que foi beneficiada pelo maior valor deliberado de juros sobre o capital próprio, bem como por incentivos fiscais considerados como subvenção para investimento, com base na Lei Complementar 160. Excluído o efeito do maior provisionamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR), em níveis não recorrentes, o lucro líquido foi 49,1% maior, com aumento de 2,9 pontos percentuais na margem.
A companhia relata um maior provisionamento no quarto trimestre para o PPR dos colaboradores, para R$ 147,8 milhões de R$ 25,2 milhões no 4T20, que impactou o lucro líquido, o ebitda e outros resultados operacionais, explicado pela performance auferida versus o orçamento da companhia.
A receita operacional líquida das vendas de mercadorias foi de 3,6 R$ bilhões no trimestre, quando comparado ao mesmo período de 2020, alta de 22,0%. Em todo o ano de 2021, a receita operacional líquida totalizou R$ 9,5 bilhões, alta de 43,5%.
No período, a companhia manteve o elevado ritmo de vendas observado no trimestre anterior, beneficiado pelo avanço da vacinação no Brasil, que contribuiu para o retorno das atividades sociais, com aumento da mobilidade. As vendas do trimestre também foram beneficiadas pelas datas de dia das crianças, Black Friday e Natal. Ainda que o fluxo fosse menor que o usual para o período, ele foi gradualmente se recompondo, com maior conversão e aumento de ticket e itens por sacola, comentou a empresa.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado total no trimestre, que inclui a operação de varejo e produtos financeiros, foi de R$ 776,1 milhões, alta de 5,3% em base anual. Já o ebtida da operação de varejo ajustado somou R$ 724,5 milhões, alta de 7,0%, na mesma base de comparação.
Em 2021, o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado total teve alta de 3,7%, para R$ 1,7 bilhão.
O crescimento das vendas no conceito mesmas lojas (unidades abertas há pelo menos um ano) foi de 18,9%, ante queda de 0,8% no mesmo intervalo de 2020.
O GMV Digital foi de R$ 514,4 milhões no trimestre e de R$ 1,6 bilhão em 2021, crescimentos de 37,7% e 49,9%, respectivamente, em base anual.
No trimestre, a receita líquida da Renner totalizou R$ 3,2 bilhões, alta de 22,4% na comparação anual, enquanto na Camicado a receita subiu 8,8% e alcançou R$ 221,2 milhões. Na Youcom, a receita líquida foi de R$ 127,5 milhões no período, alta de 39,9% na mesma base de comparação.
No período, a lojas Renner abriu dois pontos de venda e encerrou um, finalizando o ano com 413 unidades em operação, sendo oito no Uruguai, quatro na Argentina e nove da Ashua, com metragem de total de 713 mil metros quadrados (m2). Já a Camicado seguiu com 119 lojas e metragem de 49,8 mil m2 e Youcom com 104 unidades e 17,7 mil m2.
Os investimentos no trimestre somaram R$ 383,6 milhões, alta de 207,6%, reflexo, principalmente, das iniciativas relacionadas à digitalização das operações e desenvolvimento do ecossistema Lojas Renner, dos desembolsos relativos à construção do novo CD em São Paulo e da retomada do plano de remodelação de lojas em níveis mais normalizados.
Em relação ao endividamento, a companhia apresentou caixa líquido de R$ 2,5 bilhões ao final do trimestre, ante saldo positivo de R$ 712,6 milhões visto no mesmo período do ano anterior, em razão da emissão de 102 milhões de novas ações, realizada no 2T21. A oferta de ações foi liquidada em 4 de maio e os recursos estão sendo utilizados no desenvolvimento do ecossistema de moda e lifestyle, na aceleração da transformação digital, bem como na construção do novo CD Omni e na expansão de lojas físicas.
A alavancagem, medida pela relação dívida líquida por ebitda total, alcançou -1,44 vez no trimestre, de 0,43 vez ao final de 2020.