São Paulo – A Hypera Pharma reportou lucro líquido de R$ 308,1 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), queda de 28,3% ante igual período do ano anterior. O lucro líquido das operações continuadas diminuiu 28,7% no período e alcançou R$ 307,8 milhões. A queda do lucro líquido na comparação com o 4T22 é consequência principalmente da diminuição do EBIT das Operações Continuadas, que foi impactado pela redução das vendas no varejo no trimestre com objetivo de buscar maior alinhamento entre o crescimento anual do sell-out e do faturamento, explicou a companhia, em suas demonstrações financeiras divulgadas nesta quarta-feira.
Na comparação com 2022, a queda do lucro líquido das operações continuadas, de 3,2% no ano, para R$ 1,651 bilhão, é resultado do crescimento do EBIT das Operações Continuadas e do aumento de R$ 136,7 milhões das Despesas Financeiras Líquidas. O lucro líquido de 2023 totalizou R$ 1,650 bilhão, 2,8% menor que o visto em 2022.
Entre outubro e dezembro de 2023, a receita líquida da Hypera somou R$ 1,847 bilhão, queda de 12,9% na comparação anual, ante R$ 2,121 milhões no 4T22. A variação é consequência principalmente da desaceleração do crescimento do sell-out no segundo semestre de 2023, que fez com que a companhia reduzisse suas vendas para o varejo no 4T23 com objetivo de buscar maior alinhamento entre o crescimento anual do sell-out e do faturamento.
Em 2023, a receita líquida cresceu 4,9% e alcançou R$ 7,915 milhões, resultado principalmente do crescimento do sell-out no varejo. “Esse crescimento foi inferior às expectativas iniciais da companhia para o período e a principal razão para o não atingimento das projeções financeiras estabelecidas para o ano de 2023”, informou a empresa.
“O desempenho do sell-out foi impactado negativamente: (i) pela redução de aproximadamente 3% nas vendas de medicamentos nas categorias de Gripe, Respiratório, Dor e Febre, que concentram importantes Power Brands da Hypera Pharma e representam aproximadamente 1/3 do sell-out, ante pouco mais de 10% das vendas totais do varejo farmacêutico, reflexo das mais altas temperaturas registradas no país nos últimos 60 anos; e (ii) pelo menor nível de crédito concedido pelos distribuidores aos seus clientes, o que contribuiu negativamente para o reabastecimento dos estoques das médias redes e dos varejistas independentes, sobretudo no 4T23. A performance do mercado no trimestre foi atípica, com desaceleração temporária e pontual”, acrescentou a Hypera.
Por outro lado, o crescimento do sell-out da companhia nas categorias não relacionadas a Gripe, Respiratório, Dor e Febre foi de aproximadamente 12%, com destaque principalmente para aquelas relacionadas a tratamentos crônicos e preventivos não patenteados, tais como Cardiologia, Sistema Nervoso Central, Oftalmologia, Saúde Feminina, Vitaminas e Probióticos.
Os gastos com vendas, gerais e administrativa, excluindo marketing e P&D, cresceram 4,5% e somaram R$ 286,6 milhões, e no ano, subiram 14,8%, para R$ 1,108 bilhão.
As despesas gerais e administrativas elevaram sua participação sobre a receita líquida em 0,3 ponto percentual (pp) no 4T23 e em 0,2 pp no ano, refletindo sobretudo o aumento das despesas com tecnologia da informação e infraestrutura.
As Despesas de Marketing elevaram sua participação sobre a Receita Líquida em 1,6 ponto percentual no 4T23, na comparação com o mesmo período do ano anterior, consequência da menor diluição das despesas fixas de marketing em razão da redução das vendas para o varejo nesse trimestre.
Em 2023, as Despesas com Marketing cresceram 5,9% e representaram 15,7% da Receita Líquida, patamar semelhante ao de 2022. A variação das Despesas de Marketing no período é resultado: (i) dos maiores investimentos em marketing nos pontos de venda; (ii) do aumento das equipes de visitação médica e amostras grátis por conta dos lançamentos recentes de produtos de prescrição; e (iii) da redução das despesas relacionadas às categorias de Gripe, Respiratório, Dor e Febre, cujo desempenho foi afetado negativamente pelo menor número de casos de gripe no Brasil em 2023.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) das operações continuadas do período caiu 21% e somou R$ 580,7 milhões na comparação anual. O mesmo indicador, quando excluída a contribuição de Outras Receitas e Despesas Operacionais Líquidas, foi de R$ 606,1 milhões no 4T23 e de R$ 2,733 bilhões no ano, com margem ebitda de 32,8% e 34,5%, respectivamente. A redução da margem ebitda na comparação com o 4T22 é reflexo da menor diluição das despesas operacionais por conta da redução das vendas para o varejo no 4T23 com objetivo de buscar maior alinhamento entre o crescimento anual do sell-out e do faturamento. Já a variação da margem ebitda em 2023 é resultado principalmente da menor diluição das despesas com vendas no período.
A companhia encerrou 2023 com dívida líquida pós-Hedge de R$ 7,409 bilhões, ante R$ 7,649 milhões no 3T23, consequência principalmente da geração de caixa no trimestre.
Os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação foram de R$ 618,1 milhões, ante R$ 516,7 milhões investidos em 2022, e superaram o patamar de R$2,0 bilhões nos últimos 5 anos, com mais de 440 produtos lançados nesse mesmo período, que contribuíram com R$ 1,726 bilhão para a receita líquida em 2023.
CONSELHO APROVA DISTRIBUIÇÃO DE R$ 61,5 MILHÕES EM JCP
O conselho de administração da Hypera aprovou a distribuição de juros sobre capital próprio, de R$ 0,09722 por ação ordinária, com retenção de imposto de renda na fonte, equivalente ao montante total bruto de R$ 61,5 milhões. O pagamento será realizado até o final do exercício social de 2025, em data a ser definida pela companhia, com base na posição acionária constante de 21 de março.
O montante líquido a ser distribuído na forma de juros sobre capital próprio será imputado ao montante total de dividendos que vier a ser declarado pelos acionistas da Companhia para o exercício social de 2024.
PROJEÇÕES PARA 2024
A Hypera divulgou as seguintes projeções financeiras (guidances) para o ano de 2024: receita líquida ao redor de R$ 8,6 bilhões; ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado das Operações Continuadas ao redor de R$ 3 bilhões; e lucro líquido das Operações Continuadas ao redor de R$ 1,850 bilhão.
Segundo a empresa, “essas projeções se baseiam na análise do cenário macroeconômico e na dinâmica dos mercados em que a companhia atua”, e o guidance de lucro líquido das Operações Continuadas considerou o cenário atual de taxa de juros esperado para 2024.
PROGRAMA DE RECOMPRA DE AÇÕES
O conselho de administração da Hypera aprovou em reunião realizada nesta data, programa de recompra de ações ordinárias de emissão da própria companhia com o prazo máximo de até 18 meses, com início em 13 de março de 2024 e término em 13 de setembro de 2025; e com o total de ações a serem adquiridas é de até 5.000.000 de ações ordinárias, que representam até 1,2453% do total de 401.517.328 ações de emissão da companhia em circulação no mercado nesta data, negociadas na B3.
As operações de recompra serão realizadas na B3, a preço de mercado, com a intermediação do Bradesco S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, Credit Suisse (Brasil) S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., Itaú Corretora de Valores S.A. e/ou XP Investimentos CCTVM S.A..