São Paulo – O lucro líquido da atacadista Assaí no terceiro trimestre de 2022 totalizou R$ 281 milhões, queda de 47,8% ante os R$ 538 milhões no 3T21, refletindo forte alavancagem operacional, em um contexto de alto nível de investimento em novas lojas e juros elevados, disse a companhia, em seu relatório financeiro do intervalo.
Em todo o ano de 2022, a empresa teve lucro líquido de R$ 814 milhões, abaixo de R$ 1,1 bilhão do mesmo intervalo de 2021.
Excluindo o efeito das despesas pré-operacionais, o lucro seria de R$ 318 milhões, um crescimento de +4% e margem de 2,3% no trimestre. No acumulado do ano, seria de R$ 860 milhões, avanço de +6% e margem de 2,2%.
A receita líquida no trimestre somou R$ 13,8 bilhões, alta de 29,2%% na comparação anual, enquanto o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado melhorou 20,6% no período, somando R$ 1,0 bilhão, na mesma base de comparação.
O investimento aumentou de R$ 862 milhões para R$ 1,2 bilhão, em base anual, alta de 353%, que incluem os pagamentos relacionados à aquisição dos pontos comerciais de hipermercado, a abertura de 44 novas lojas nos últimos 12 meses e as mais de 50 lojas em obras ao final do trimestre.
O endividamento líquido da Assaí somava R$ 7,8 bilhões negativos ao final do período, de R$ 5,3 bilhões um ano antes.
A alavancagem, medida pela relação dívida líquida por ebitda, passou de 1,84 vez no terceiro trimestre de 2021 para 2,68 vezes em 2022, patamar que está alinhado às expectativas dado o contexto de altos investimentos em expansão.
No 3T22, foi realizada uma nova emissão de R$ 600 milhões em certificados de recebíveis imobiliários visando o refinanciamento da parcela de dívida a vencer em 2023 (R$ 1 bilhão), totalizando, portanto, R$ 12 bilhões de dívida bruta.
Segundo a empresa, o custo de captação dessa emissão reduz o custo de dívida médio da Companhia para CDI+1,47%, e mantém o prazo médio em cerca de 4 anos.
“Com a rápida maturação das lojas e a crescente e robusta geração de caixa, o patamar de alavancagem da Companhia deve alcançar níveis inferiores a 2x ao final de 2023”, disse a varejista.
O Assaí encerrou o 3T22 com 233 lojas em operação e uma área de vendas de 1,1 milhão de metros quadrados.
Nos últimos 12 meses, foram inauguradas 44 novas lojas, uma expansão recorde e que representou um aumento de +30% da área de vendas da Companhia. O processo de abertura de conversões de hipermercado foi iniciado em julho e avançou rapidamente, totalizando 14 lojas no trimestre.
Com revisão do guidance e nova previsão de 45 lojas convertidas no 2º semestre de 2022, o cronograma de aberturas se intensifica: desde o início do mês de outubro, 5 conversões adicionais já foram realizadas, totalizando 19 lojas até o momento.
As conversões inauguradas no trimestre, mesmo com pouco tempo de operação, estão entre as principais lojas da companhia em termos de venda, acima das já elevadas expectativas para o projeto. O sucesso do modelo de negócio, a força da marca Assaí e a alta atratividade dos pontos comerciais se traduzem em rápida adesão dos clientes.
“A performance dessas lojas convertidas, em acelerada maturação, reforça as perspectivas de venda (3x) e margem EBITDA (+150bps acima da média da Companhia) para o projeto de conversões de hipermercado, bem como o objetivo de faturamento consolidado de R$ 100 bilhões em 2024”, disse a empresa.
Adicionalmente, estão previstas 13 lojas orgânicas para 2022, das quais 9 já foram inauguradas nos primeiros 9 meses do ano.