São Paulo, SP – A companhia de atacarejo Assaí reportou lucro líquido atribuível aos acionistas de R$ 72 milhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), uma queda de 66,4% em relação ao desempenho obtido no mesmo período do ano passado, de R$ 214 milhões. A companhia explicou que o resultado o positivo reflete bom desempenho operacional, mas foi impactado pela taxa de juros no período e condições macroeconômicas desafiadoras.
Já o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 28,4% no trimestre frente ao mesmo período do ano passado, para R$ 955 milhões. Em bases ajustadas, o indicador teve alta de 26,5%, para R$ 951 milhões, com margem de 6,3%, apesar da grande concentração de lojas em estágio inicial da curva de maturação (59 lojas inauguradas em 12 meses).
A companhia informou receita líquida de R$ 15,096 bilhões nos três primeiros meses do ano, avanço de 31,9% frente ao mesmo intervalo do ano anterior.
O faturamento da varejista foi de R$ 16,6 bilhões no 1T23 (+33% vs. 1T22), acréscimo de R$ 4,1 bilhões, impulsionado pela performance das novas lojas (+24,7%), evolução das vendas mesmas lojas (+7,2%) e incremento no fluxo de clientes (+16M de tickets vs. 1T22).
Segundo a rede, as vendas mesmas lojas (excluindo o efeito calendário) subiram 0,5 pp, para 7,2% no período, apesar da pandemia ainda impactar o horário de funcionamento em mais de 20% das lojas da rede.
O custo das mercadorias vendidas cresceu 31,7%, para R$ 12,6 bilhões.
A varejista destacou a evolução da expansão com avanço do projeto de conversões, com a inauguração de 3 conversões no 1T23, totalizando 50 lojas convertidas em operação. Nos últimos 12 meses, 59 lojas foram inauguradas (+38% em área de vendas), sendo 50 conversões e 9 orgânicas. Além disso, 28 lojas em fase de obras, sendo 13 conversões de hipermercados e 15 lojas orgânicas.
Belmiro Gomes, Diretor Presidente do Assaí, disse, no relatório: “Iniciamos 2023 com a conclusão de mais de 75% do projeto de conversões, cuja performance de vendas e margens, mesmo com pouco tempo de operação, reforça a qualidade desse parque de lojas. Os ganhos contínuos de market share somaram 2,4 pp no 1T23 e evidenciam o sucesso da dinâmica comercial do Assaí. Avançamos também na estratégia phygital, ao concluir o roll-out do novo app Meu Assaí. Com a eleição do novo Conselho de Administração, majoritariamente independente, nos tornamos uma Corporation e continuaremos aprimorando a governança corporativa da Companhia. Seguiremos nossa estratégia em entregar uma boa experiência de compra aos nossos clientes, consolidando a força da nossa marca e a proposta de valor do modelo de negócio Assaí, crescendo com rentabilidade e gerando valor e empregos.”