Lucro líquido do Carrefour Brasil cresce 67,4% no 3° trimestre de 2024

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Foto divulgação: Carrefour

São Paulo, SP – O lucro líquido ajustado atribuível aos controladores do Carrefour foi de R$ 412 milhões no terceiro trimestre de 2024, alta de 94,6%, na base anual. O lucro líquido aos controladores também cresceu 67,4% no período e somou R$ 221 milhões quando
comparado a igual intervalo de 2022.

A receita total aumentou 5,1% no trimestre e alcançou R$ 28,4 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior. As vendas líquidas subiram 5,0% na comparação anual, para R$ 26,8 bilhões no terceiro trimestre.

As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 29,5 bilhões no 3T24, alta de 4,8% na comparação anual, com crescimento de vendas no conceito mesmas lojas (LfL, na sigla em inglês) de 5,6% no Atacadão, 7,1% ex-gasolina no Varejo e 3,2% no Sams Club. A inflação alimentar média na comparação anual foi de 5% no trimestre e encerrou o período em 6,3% em setembro de 2024 contra o mesmo mês de 2023, segundo o IBGE, apesar da deflação mensal em julho (-1,5%) e agosto (-0,7%), comentou a varejista, no relatório.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou R$ 1,5 bilhões no terceiro trimestre, 5,0% maior que o visto em igual período de 2022. A margem ebitda ajustada manteve-se em 5,7%, igual á registrada um ano antes. A companhia atribuiu o resultado à captura de efeitos positivos da alavancagem operacional por crescimento de vendas, sinergias de custos se materializam e à maturação de lojas convertidas.

Por segmento, as vendas líquidas do Atacadão somaram R$ 19,4 bilhões, alta de 8,7% na
comparação anual, enquanto no Varejo as vendas diminuíram 8,2% e alcançaram R$ 5,8 bilhões e Sam’s Club totalizou R$ 1,6 bilhão em vendas, alta anual de 17,0%. O Banco Carrefour teve faturamento total de R$ 17,1 bilhões, 13,2% superior ao mesmo período de 2023.

Em sua mensagem, o CEO do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, comentou: “O Grupo Carrefour Brasil entregou mais um trimestre de desempenho operacional forte, com ganhos de participação de mercado LFL. O momento positivo de vendas continuou durante o 3T24, com o Cash & Carry e Varejo entregando crescimento de volume like-for-like. No Varejo, os ajustes no portfólio de lojas e o novo posicionamento de preços estão dando frutos, levando a uma forte aceleração de vendas. No Sam’s Club, este foi um trimestre de investimento em expansão de lojas e da base de clientes, que será fundamental para solidificar a proposta de valor do clube no futuro.”

“As lojas convertidas progrediram em sua maturação e as sinergias da fusão entre os ativos do GCB e BIG atingiram run-rate anualizado de R$ 2,7 bilhões no trimestre, em curso para atingir a meta revisada de R$ 3 bilhões até o final de 2025. Anunciamos a monetização de alguns ativos imobiliários por meio de um sale-leaseback no valor de R$ 725 milhões, em linha com a nossa estratégia de otimizar nossa alocação de capital.”