São Paulo, 31 de outubro de 2023 – No programa Conversa com o Presidente de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço do seu governo neste primeiro ano – hoje completa um ano da eleição de Lula. O presidente fez duras críticas ao seu antecessor, Jair Bolsonaro, destacou a reconstrução das políticas públicas e dos investimentos e fez um aceno ao agronegócio.
“2023 foi um ano glorioso para o povo brasileiro”, destacou o presidente. “Pegamos o país semidestruído e já recuperamos quase todas as políticas públicas sociais, fizemos o PAC e recuperamos a imagem do país no exterior”, comemorou.
Lula disse que agora vai priorizar viajar o país para colocar o Brasil no centro da democracia global e atender às demandas locais visando os investimentos e crescimento do país. “Vamos fechar o ano com 2 milhões de carteiras assinadas e crescimento do PIB três vezes superior ao projetado pelo FMI”, disse Lula ao indicar os progremos em 2023. Segundo o presidente, o primeiro ano foi para arrumar a casa e que agora o Brasil vai passar a funcionar a partir do ano que vem.
O presidente prometeu nova reunião ministerial até o final do ano, para fazer um balanço do que foi feito e projetar 2024.
Um setor sempre em em conflito com o governo petista, o agronegócio mereceu um aceno do presidente. Lula disse que há espaço para o crescimento da indústria e do agronegócio ao mesmo tempo no Brasil. Destacou a tecnologia empregada pelo setor na produção de grãos e carnes e alardeou a liderança do país no cenário mundial. “O Brasil exporta algodão para o Egito. Somente nesse ano, abrimos 40 mercados para o setor”.
Segundo Lula, o Brasil tem tecnologia e água suficiente para ser líder na produção de qualquer commodity e que não briga do seu governo com o agro.
Copyright 2023 – Grupo CMA