Lula destaca esforço dos ministros, mas “diz que governo precisa fazer muito mais”

476

São Paulo, 18 de março de 2024 – Ao dar início à reunião ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu os esforços dos ministros no primeiro ano de governo, mas também cobrou. “Nosso primeiro ano foi de reconstrução e não foi fácil. Mas ainda temos muito o que fazer e em muitas áreas. Temos que fazer o que nos comprometemos no processo eleitoral. Vocês percebem o quão pouco e o quão muito conseguimos fazer. O que fizemos é o início e não basta. Vamos ter que fazer muito mais”, disse.

 

O presidente afirmou que o governo precisa combater o pessimismo, lembrando que o país cresceu acima das expectativa e que vai crescer nesse ritmo nos próximos anos. Lula cobrou melhor comunicação para apresentar as conquistas do governo até o momento. “Se não falam bem do nosso trabalho, nós temos que mostrar”, completou.

 

O presidente destacou o esforço que o governo teve para reconstruiu o país e não poupou críticas ao seu antecessor. “Cada um sabe como encontrou esse país no dia 1o de janeiro de 2023. Os ministérios estavam defasados em termos de equipe e sem políticas públicas. Todos têm noção do trabalho que tiveram para reconstruir seus ministérios”.

 

Segundo Lula, o governo anterior nunca se preocupou em governar, “só queria estimular ódio e é o que continua fazendo”. O presidente afirmou que o país correu sério risco de golpe e que esse não foi consolidade porque “algumas pessoas das Forças Armadas estiveram em posição contrária. Lula também disse que o golpe não saiu porque Jair Bolsonaro não levou adiante. Lula chamou o ex-presidente de “covardão”.

 

O presidente reforçou a necessidade de consolidação do processo democrático e da importância de garantir a preservação da Constituição Federal. Lula defendeu a harmonia na relação entre os Três Poderes. “Temos que ter um olhar mais generoso para as pessoas mais pobres. Isso é uma marca que trago da minha vida política. Vamos construir uma sociedade mais harmônica. É esse país que vamos construir”, acrescentou.

 

O presidente disse  que às vezes é necessário cortar os recursos para os ministérios, mas que vai procurrar alternativas para que aja dinheiro suficiente para tocar os projetos. “Faremos o possível para repor. Sem dinheiro, os ministérios não funcionam e temos que garantir que funcionem”, disse.

 

O presidente destacou o trabalho do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que abriu 98 novos mercados no primeiro ano de governo. “Fávaro é um vendedor de produtos brasileiros e não de estatais. Também frisou o aumento do salário mínimo, o desempenho da economia e a elevação da massa salarial. Lula passou a palavra para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que fez um balanço do governo, destacando as ações positivas.

 

Dylan Della Pasqua / Agência CMA

 

Copyright 2024 – Grupo CMA