Brasília – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, nesta sexta-feira, os primeiros nomes de ministros do futuro governo. A previsão é que Lula dê uma entrevista pela manhã, na chegada ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o Gabinete da Transição Governamental.
A expectativa do meio político é que Lula anuncie, pelo menos quatro futuros ministros: Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda, José Múcio Monteiro, no Ministério da Defesa, Flávio Dino, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Rui Costa, na Casa Civil.
Após reunião do PT, a presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann, falou sobre a possibilidade de anúncio dos primeiros nomes antes da diplomação, na próxima segunda-feira, para evitar especulações. Lula tinha manifestado a disposição de anunciar os primeiros nomes somente após a cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pela manhã, Haddad se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e definiu um cronograma de novos encontros na próxima semana. Conforme anunciado por Lula durante a campanha, o Ministério da Economia deve ser divido nas pastas da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e de Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
O ex-governador e senador eleito Flávio Dino saiu do CCBB, onde atua na transição, para uma reunião com Lula no hotel onde o presidente eleito está hospedado.