Lula e Haddad anunciam suspensão da dívida do RS com a União por três anos

328

São Paulo – O governo federal anunciou na tarde de hoje a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, com o intuito de minimizar os impactos das enchentes decorrentes das fortes chuvas que devastaram o estado na última semana.

A medida foi informada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), participou da reunião por videoconferência.

“O Rio Grande do Sul pode ter até R$ 11 bilhões para ações de reconstrução, disse Haddad. Os juros da dívida serão zerados sob todo o estoque da dívida pelo mesmo prazo. A renúncia de juros já anunciada inclusive supera o valor do fluxo, será na ordem de R$ 12 bilhões”, completou.

O governador Eduardo Leite disse que a medida é “um passo muito importante”, porém afirmou desejar o perdão da dívida por completo.

“A nossa demanda inclui um pedido de quitação desses valores, que até aqui não se viabilizou. Mas entendemos que é um passo. E o ministro Haddad disse que é um passo sem prejuízo de outros que serão necessários”, disse Leite.

O presidente Lula disse que irá novamente ao Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (15), já com novas medidas prontas para serem anunciadas com foco para as pessoas físicas.

“A pedido dos ministros Haddad e Rui Costa, vou anunciar uma série de medidas para as pessoas físicas, para que as pessoas começam a repor o que elas perderam. Nós vamos tomar essa decisão conjunta (…) Estou convocando uma reunião com os todos os ministros para resolver a atuação do governo”, afirmou Lula, acrescentando que as medidas do governo federal só irão para quando todos estiverem comemorando a recuperação do Rio Grande do Sul.