São Paulo, 27 de novembro de 2024 – Em discurso na cerimônia de abertura do Encontro Nacional da Indústria, nesta quarta-feira, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, disse que o governo será avaliado pelos números que apresentar no final do seu mandato e que mais uma vez está surpreendendo os pessimistas que não acreditavam que o país cresceria no patamar superior a 3%.
“Por que o Brasil vai crescer mais que 3%”, garantiu o presidente em seu discurso aos empresários
Na sua avaliação, “os ditos especialistas são mais especuladores do que especialistas”, e que “estão sempre jogando a economia para baixo”.
O presidente também destacou a valorização do salário como motor da economia. “Toda vez que vamos pagar o salário ao trabalhador, achamos que é muito. Já o consumidor dá alegria ao empresário por que ele compra o seu produto. Então, os empresários devem pagar o salário pensando que o trabalhador é um consumidor, por que o dinheiro tem que circular e melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
Em relação ao Acordo do Mercosul, o presidente criticou o CEO do Carrefour na França, que disse que não iria comprar carne do Mercosul na França e depois voltou atrás, e disse que pretende assinar o acordo com a União Europeia ainda esse ano.
O presidente também ressaltou a necessidade do Brasil buscar novos mercados e disse que pretende fazer uma “mega reunião” com a India. “Quero fazer uma mega reunião com empresários brasileiros e indianos. Para que a gente possa colocar a indústria brasileira lá dentro.”
Em relação à relação com os Estados Unidos com a vitória do Republicano Donald Trump, Lula disse: “O Brasil tem interesses soberanos e temos que buscar convergências com os Estados Unidos.”