São Paulo, 27 de setembro de 2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reunião agendada com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para às 17h30 desta quarta-feira. Após muitas rusgas sobre a taxa de juros básica, será a primeira reunião entre Lula e Campos Neto.
Na pauta do encontro, muitas especulações, mas um dos temas a ser discutido certamente será o ritmo do corte da taxa Selic. Nos últimos dois encontros, o Banco Central (BC) cortou em 0,50 ponto o juro básico da economia brasileira. Na ata do último encontro, divulgada ontem, o Comitê de Política Monetária indicou que deve manter a magnitude dos cortes nos próximos dois encontros. O governo acha que os cortes podem ser maiores.
Na agenda do ministro Haddad, além desse encontro, muitas reuniões agendadas com parlamentares. O ministro retoma a articulação política para acelerar as votações da agenda econômica no segundo semestre. A questão fiscal é motivo de preocupação. Ontem, o relator da reforma tributária – um dos interlocutores de hoje de Haddad, no final do dia – senador Eduardo Braga afirmou que não vai entregar seu texto na próxima semana, trazendo preocupação ao mercado.
Copyright 2023 – Grupo CMA