Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que os deputados votarão o projeto que define o Plano Mansueto até terça-feira (7). O plano consiste no retorno da possibilidade de estados contratarem operações de crédito com a União e organismos internacionais.
De acordo com Maia na próxima semana a Câmara também votará a medida provisória (MP) 905 que trata do contrato Verde e Amarelo criado pelo governo.
A medida prevê a criação de 1,8 milhão de novas contratações até dezembro de 2022, focado principalmente em jovens de 18 a 29 anos que ainda não tiveram o primeiro emprego. Segundo previsão do governo federal, o novo contrato terá desoneração de folha e reduzirá entre 30% e 34% o custo de mão de obra.
O programa dispõe que as empresas poderão ter até 20% dos postos de trabalho nessa modalidade, com contratações de no máximo até 1,5 um salário mínimo. O prazo de contratações será de até 24 meses. Segundo o ministério da Economia, serão cerca de 500 mil empregos na indústria e varejo dentro do período de vigência do programa.