Manter juros altos por mais tempo pode prejudicar o mercado de trabalho, diz Goolsbee

141
Austan Goolsbee, presidente do Fed Chicago | Foto: Federal Reserve of Chicago

Em entrevista ao programa Face the Nation, da emissora CBS, transmitido ontem (18), o presidente do Fed Chicago, Austan Goolsbee, disse que os juros mais altos por mais tempo podem prejudicar o nível de emprego.

“É preciso ter cautela quando vemos aumentos na inadimplência de pequenas empresas e de crédito ao consumidor, como tem ocorrido; são sinais de alerta. Se você mantiver as condições muito apertadas por muito tempo, terá um problema na parte do mandato do Fed relacionada ao emprego”, afirmou.

Ele disse que prefere não dizer quando ou de quanto será o corte de juros por parte do Fed, e que os dirigentes precisam de dados para tomar as decisões. “Temos sido claros há bastante tempo sobre quais condições econômicas seriam adequadas para cortar taxas, mantê-las onde estão, e assim por diante. E eu acho que estabelecemos uma taxa de juros alta há mais de um ano porque estávamos combatendo a inflação, e as condições econômicas hoje são muito diferentes das que tinham quando fixamos a taxa nesse nível”.

Goolsbee afirmou que por mais que a economia norte-americana se mantenha resiliente, é necessário “se preocupar com todas as contingências. Esse é o trabalho do banqueiro central”.