São Paulo, SP – A Yduqs informou que a Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação Superior (SERES) do MEC autorizou a expansão de 140 vagas anuais adicionais para os cursos de graduação de Medicina de Quixadá-CE (100 vagas adicionais) e de Açailândia-MA (40 vagas adicionais), respectivamente, no âmbito do programa Mais Médicos. As vagas adicionais elevam a capacidade de oferta da companhia de 1.586 para 1.726 vagas anuais de Medicina.
Os efeitos da publicação são imediatos e as duas unidades terão seus ciclos de captação que estão em curso neste primeiro semestre impactados por essas vagas adicionais. Ambos os campi foram preparados e têm capacidade de comportar essa ampliação sem necessidade de investimentos adicionais.
A autorização de vagas adicionais é um mecanismo adotado nos editais Mais Médicos I (2014) e II (2018) e previsto pela portaria MEC 523 de 1 de Junho de 2018, condicionado a avaliações de qualidade do curso, capacidade instalada, implantação de Programas de Residência Médica e relevância para as comunidades, entre outros fatores. No ciclo de autorização de vagas adicionais do Mais Médicos I, a companhia registrou desempenho superior à média, com índice de aproveitamento de 72% do máximo previsto pelo edital,
contra uma média do mercado de 37%.
A companhia atribui esses resultados à sua estratégia de alocação de capital, que privilegia localidades com disponibilidade de leitos e, consequentemente, potencial para expansão de vagas e demanda consistente, além da reconhecida capacidade de inserção construtiva nos sistemas de saúde dos municípios e qualidade acadêmica dos cursos oferecidos.
O pleno potencial das atuais 17 unidades da vertical de Medicina da companhia, o Instituto de Educação Médica (Idomed), passa, com as novas autorizações, de 11.419 para 12.427 alunos.