São Paulo, 10 de dezembro de 2024 – Os médicos Rogério Tuma, Roberto Kalil Filho, Mauro Suzuki, Ana Helena Germoglio e Marcos Stavale, do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo (SP), concederam entrevista coletiva sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disseram que, após a cirurgia de emergência realizada na madrugada desta terça-feira (10), que o presidente está estável, consciente e conversando normalmente e deve ficar internado até a próxima semana. Os médicos não deram um prazo exato de alta.
O presidente não poderá receber visitas e está acompanhado pela primeira-drama Rosângela da Silva (Janja). Se houver necessidade de atualizações, haverá um novo boletim, segundo os médicos.
Segundo os médicos, o hematoma foi totalmente drenado e não há lesão cerebral. “Dependendo do estado do presidente, ele poderá retornar às atividades. Ele seguirá internado por precaução”, disse o médico Roberto Kalil. “O fato de ficar na UTI é protocolar”, acrescentou.
O presidente está com um dreno devido a uma secreção que ocorre após a cirurgia. Houve retirada de um coágulo e o presidente não deve ter sequelas. Pode acontecer um novo sangramento, mas os médicos consideram pouco provável.
Kalil disse que o Sírio de Brasília está preparado para o tipo de cirurgia a que o presidente Lula foi submetido nesta madrugada e que a decisão de realizá-la em São Paulo foi da equipe médica que o acompanhou desde a queda.
O presidente Lula foi submetido, na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a uma craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente está sendo monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo boletim divulgado pelo hospital, Lula esteve ontem à noite na unidade de Brasília do Sírio-Libanês, para exame de imagem, após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro. O presidente foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.