Mercado Livre mais que dobra centros de distribuição fulfillment no Brasil

188

São Paulo, 24 de setembro de 2024 – O Mercado Livre amplia sua operação logística e anuncia um crescimento de mais de 100% no número de centros de distribuição “fulfillment” (onde as mercadorias ficam estocadas até que o consumidor realize a compra) no Brasil, iniciando 2024 com 10 operações para alcançar a marca de 21 unidades logísticas deste modelo até o fim de 2025. Toda essa ampliação logística está prevista no investimento de R$23 bilhões do Mercado Livre no Brasil, anunciados no começo de 2024, disse o vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.

Segundo a empresa, do total de 21 CDs fulfillment, 63% estarão fora de São Paulo, ampliando significativamente a cobertura nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Estados como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, estão entre as localidades que receberão as novas instalações.

Com as novas unidades Fulfillment, cujas instalações equivalem a dimensão de aproximadamente 120 campos de futebol, ampliamos em 40% o número de cidades que irão receber entregas no mesmo dia. Com essa expansão, otimizamos a experiência do consumidor, mas principalmente reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento das economias locais, afirma Yunes.

Prazo de entrega e preço do frete

A varejista espera garantir uma experiência de compra ainda mais ágil em áreas estratégicas do país com as novas operações fulfillment. O novo centro de distribuição de Pernambuco, por exemplo, permitirá que os consumidores da região metropolitana de Recife recebam entregas no mesmo dia da compra. Além disso, a unidade ampliará a cobertura para Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e outras regiões do Nordeste, permitindo entregas em até 48 horas.

No Rio Grande do Sul, a região metropolitana de Porto Alegre passará a contar com entregas no mesmo dia, enquanto consumidores de cidades-chave como Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo começarão a receber suas compras já no dia seguinte. Além disso, a redução do frete pode chegar até 50% de acordo com a região, proporcionando uma economia relevante para o consumidor.

Esse movimento reforça nosso compromisso em levar uma melhor experiência de compra para outras regiões do Brasil, democratizando ainda mais o acesso ao comércio eletrônico e conectando milhões de pessoas a um serviço cada vez mais eficiente e acessível, comenta Luiz Vergueiro, Diretor sênior de logística no Mercado Livre.

Expansão da frota aérea e nova rota

A empresa também anunciou otimizações na frota aérea, fator-chave para seguir com a estratégia de regionalização e democratização das entregas rápidas.

O Mercado Livre duplicou a capacidade de seu Air Hub em Guarulhos, aumentando assim o potencial e atendendo não só o aumento de sua demanda atual, quanto se programando para os próximos anos.

A partir de 24 de setembro, inicia-se uma nova rota provisória para Caxias do Sul, com foco nas entregas para a região Sul do país, provendo uma operação eficiente enquanto o aeroporto de Porto Alegre não reabre.

E, até o final de 2025, haverá a ampliação da frota aérea com duas novas aeronaves cargueiras, em parceria com a GOLLOG. Com esta nova aeronave, o maior e-commerce da América Latina soma 9 aeronaves cargueiras dedicadas à sua estratégia de expansão regional, especialmente em um país com dimensões continentais como o Brasil. Juntos, Mercado Livre e GOLLOG constituem a maior operação cargueira regular do país

Robôs otimizam a operação em até 20%

Entre as novidades que reforçam o compromisso do Mercado Livre com a inovação como aliada para otimizar os processos logísticos, está o início da operação com robôs em um dos Centros de Distribuição da companhia, em Cajamar, anunciado no primeiro semestre deste ano. A tecnologia Shelves to Person” já conta com 334 robôs no total, processa 20 mil itens por dia e proporciona a redução do tempo de processamento de pedidos em até 20%, além de uma economia de espaço de 15% na operação. Os robôs móveis autônomos chegam para complementar o trabalho dos colaboradores, assumindo tarefas mais pesadas, como levantar e mover prateleiras, o que vem ajudando a reduzir as atividades de maior impacto, e permitindo que os colaboradores possam focar em atividades de maior valor.

Análise

A Ativa Investimentos destaca que, atualmente, a companhia possui 232 cidades com entregas no mesmo dia e, com a abertura dos novos CDs, espera elevar esse número em 40%.

“Nossa visão segue positiva e enxergamos com bons olhos os avanços que o Mercado Libre vem realizando em suas operações em Latam. Vale pontuar que, com esses novos CDs, o Mercado Livre irá se igualar ao números de CDs do Magazine Luiza no Brasil, sem considerar os CDs do Mercado Livre nos outros países de atuação”, comenta a corretora.

A Ativa reitera a recomendação de compra do papel MELI34, com preço-alvo de R$ 108,00.