Merkel é homenageada em última reunião do Conselho Europeu

697

São Paulo – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, foi homenageada ao participar de sua última reunião do Conselho Europeu, entre chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE), inclusive com um vídeo enviado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
“Você participou em 107 das 214 reuniões do Conselho Europeu desde o seu início. Obrigado por sua experiência, sua sabedoria e sua capacidade de se concentrar no essencial. Obrigada, querida Angela”, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Obama enviou uma mensagem em vídeo para homenagear Merkel. “Poucos líderes políticos podem ser considerados para colocar seus princípios acima de qualquer definição restrita de interesse próprio”, disse Obama, chamando a chanceler de sua amiga e modelo.
“Seu amado povo alemão, e o mundo inteiro, têm com você uma grande dívida de gratidão por ocupar o terreno elevado por tantos anos. Graças a você, o centro resistiu a muitas tempestades”, disse Obama.
Após 16 anos, Merkel está deixando o cargo de chanceler da Alemanha, e provavelmente será sucedida pelo social-democrata Olaf Scholz, o atual ministro das Finanças, em meio a negociações para forma uma coalizão de governo com os verdes e o Partido Democrático Livre (FDP, na sigla em alemão).
Na reunião do Conselho Europeu, estiveram no topo da agenda a crise energética em curso, que elevou as contas de eletricidade nas últimas semanas, e o desafio polonês à primazia do direito da UE, que tem gerado preocupações entre os líderes e ameaças de sanções da Comissão Europeia.
Os líderes endossaram a abordagem de meio-termo revelada na semana passada pela Comissão Europeia ante a crise de energia, que inclui medidas como apoio direto à renda para famílias vulneráveis, auxílio estatal para empresas em dificuldades e reduções em impostos e taxas especiais.