Ministros de Finanças da UE discutem recuperação e mais dois planos nacionais

542

São Paulo – O Ecofin (grupo dos ministros de Finanças da União Europeia) fez um balanço da recuperação econômica na Europa e discutiu sobre a implementação de mais dois planos nacionais, da República Tcheca e da Irlanda, em reunião virtual informal.
A Comissão Europeia fez uma avaliação positiva dos planos dois países, e as decisões serão adotadas por procedimento escrito até 8 de setembro, diz o Ecofin, em comunicado. A República Tcheca também poderá receber o pré-financiamento de 13% solicitado.
“Estamos avançando com a recuperação econômica europeia. Hoje, discutimos mais dois planos nacionais. Em breve, a República Tcheca e a Irlanda poderão iniciar a implementação de reformas e investimentos para fortalecer suas economias”, disse Andrej Sircelj, o ministro das Finanças da Eslovênia, país que preside o Conselho da UE.
“Com o apoio do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, temos a oportunidade de revitalizar nossa economia após a pandemia de covid-19 e de construir um futuro melhor para nossos cidadãos”, acrescentou Sircelj. Assim que a decisão sobre os planos tcheco e irlandês for formalmente aprovada esta semana, 18 planos nacionais já terão sido adotados.
Os ministros também trocaram opiniões sobre a implementação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (RRF, na sigla em inglês), no valor de 672,5 bilhões de euros, o principal instrumento do pacote de recuperação Próxima Geração UE.