São Paulo – A Moderna informou que sua vacina contra a covid-19 apresentou um bom desempenho em um teste com adolescentes, o que deve levar a farmacêutica a solicitar autorização de emergência aplicar doses nessa faixa da população norte-americana no próximo mês.
Atualmente, a vacina da Moderna contra a covid-19 está liberada apenas para pessoas com mais de 18 anos nos Estados Unidos. No último dia 10, a Food and Drug Administration (FDA, equivalente a Anvisa no Brasil) expandiu o uso do imunizante da Pfizer para adolescentes de 12 a 15 anos.
A Moderna informou que as respostas imunológicas induzidas por sua vacina em menores são comparáveis às dos adultos em estudos realizados no ano passado. Além disso, não houve casos de sintomas entre os que receberam o imunizante, sugerindo que é 100% eficaz em adolescentes, embora poucos dos 3.700 menores do estudo tenham ficado doentes.
De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), considerando os norte-americanos com idade igual ou superior a 12 anos, 130.607.271 foram completamente vacinados, o que representa 46,6% do total, enquanto 163.805.654 receberam ao menos a primeira dose da vacina, ou 58,5%.