São Paulo – A agência de classificação de risco Moody’s afirmou rating corporativo Ba3 para Minerva e mudou a perspectiva para positiva, de estável. Essas classificações refletem a forte geração de caixa livre da empresa, boa liquidez, histórico de estabilidade de margens e foco na redução da dívida, apesar dos desafios nos mercados domésticos na América Latina.
Além disso, a empresa amortizou dívidas atreladas ao dólar e implementou estratégias de gestão de passivos para reduzir a exposição à dívida em dólar e reduzir os custos financeiros, um crédito adicional positivo, diz análise da agência.
Os riscos de queda permanecem do lado da demanda nos mercados locais, com alta inflação limitando o poder de compra, e nos mercados de exportação, dada a maior exposição à China (cerca de 35% do total das receitas de exportação nos últimos meses encerrados em março de 2022).
O rating Ba3 do Minerva continua refletindo a boa liquidez da empresa, gestão experiente, participação significativa como grande exportadora na indústria de carne bovina da América Latina e histórico de margens operacionais estáveis. Compensando alguns desses atributos positivos está o foco de vendas do Minerva em carne bovina e produtos relacionados, o que aumenta sua exposição à volatilidade desses mercados.
A alavancagem persistentemente alta da empresa, medida pela razão da dívida sobre o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, tem sido uma grande limitação em seu rating nos últimos anos, disse a Moody’s.
A alavancagem bruta do Minerva foi de 4,5x nos 12 meses encerrados em março de 2022. Embora este seja o nível mais baixo alcançado nos últimos 5 anos, é alto em comparação com os pares do setor no mesmo período.
A Minerva tem um cronograma de amortização confortável, com vencimentos de dívida mais relevantes concentrados além de 2028, e a liquidez é reforçada em R$ 5,3 bilhões em caixa ao final do 1T2022 e geração de fluxo de caixa livre consistentemente positiva.
A perspectiva positiva reflete a expectativa da Moody’s de que a Minerva será capaz de continuar a gerar fluxo de caixa livre positivo e reduzir os níveis absolutos de dívida e alavancagem, mantendo boa liquidez para suas operações e necessidades de serviço da dívida nos próximos 12 a 18 meses. A perspectiva também reflete a visão da Moody’s de que a empresa permanecerá disciplinada financeiramente em relação a fusões e aquisições e retornos aos acionistas e preservará sua liquidez para mitigar a volatilidade de preços inerente à indústria de carne bovina.
ACORDO COM HILTON FOOD
A Minerva celebrou um acordo de fornecimento mutuamente exclusivo no Reino Unido com a Hilton Food Solutions, a divisão de trading de proteínas do Hilton Food Group PLC.
O acordo vai permitir a Minerva Foods a ampliar o fornecimento de sua produção de carne bovina nos segmentos de food service, indústria de alimentos processados e varejo britânico.