São Paulo, SP – A Dexco informou que a agência de classificação de risco Moody’s Local atribuiu à companhia um rating de longo prazo AAA.br, com perspectiva estável. Segundo o relatório, a rating reflete sua sólida posição competitiva como líder dos mercados de painéis de madeira e metais e louças; além de ser vice-líder no mercado de revestimentos.
“A companhia possui forte escala, que, em conjunto à vasta base de ativos florestais, seu amplo e reconhecido portfólio de produtos e diversificada base de clientes, constituem importantes vantagens competitivas que permitem com que suas margens operacionais sejam saudáveis”, destacou a agência, que afirmou ainda que o rating incorpora a prudente gestão financeira, além do compromisso de manutenção de sólida posição de liquidez.
Em março de 2023, a alavancagem ajustada (dívida bruta/Ebitda) da companhia atingiu 5,1x, quando comparado a uma média de 3,5x ao longo dos últimos cinco anos. A dívida bruta ajustada da Moodys Local inclui financiamentos, arrendamento e dívidas avalizadas pela Dexco no valor de US$ 562 milhões referente a 49% das dívidas da Joint Venture LD Celulose. Se excluíssemos essa porção de dívida com aval, a alavancagem seria em torno de 3,5x em março de 2023.
“O rating reconhece que a alavancagem esteja pressionada diante do intenso ciclo de investimento anunciado em 2021 e o cenário ainda desafiador para o setor frente às atuais condições macroeconômicas de pressão inflacionária, baixo crescimento econômico e elevada taxa de juros. Para os próximos 12 a 18 meses, a Moodys Local espera que a alavancagem permaneça entre 4,0-5,0x, porém com perspectivas de redução para patamares abaixo de 4,0x em 2025”, explicou a agência.
Por fim, o relatório apontou que a perspectiva estável da Dexco reflete a expectativa da Moodys Local de que a indústria se normalize gradualmente a partir da segunda metade de 2023, além de uma melhora na geração de caixa conforme a empresa avance em seu ciclo de investimento. A agência espera que a companhia mantenha uma gestão financeira prudente a fim de preservar sua adequada liquidez e robustas métricas de crédito.