Moscou promete uma resposta forte e dolorosa às sanções dos EUA

654

São Paulo – A Rússia dará uma resposta forte e dolorosa às novas sanções dos Estados Unidos, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.
“Não há dúvida de que as sanções receberão uma resposta forte, não necessariamente simétrica, mas bem preparada e sensível aos Estados Unidos”, disse o comunicado.
A nota acrescenta que Washington mais uma vez recorreu a uma ferramenta ineficaz e contraproducente aos seus próprios interesses.
“A Rússia mostrou que, com todos os custos das sanções, é capaz de minimizar os danos que lhe causam”, diz o texto, acrescentando que a pressão dos Estados Unidos não pode influenciar a determinação da Rússia em defender sua posição.
Na terça-feira, a Casa Branca anunciou um novo pacote de sanções econômicas contra alguns bancos, dívida soberana e cinco cidadãos da Rússia depois que o governo do país reconheceu a independência de Donetsk e Lugansk.
O presidente Joe Biden também proibiu entidades dos Estados Unidos de realizar transações comerciais e financeiras com as duas repúblicas que conquistaram a independência da Ucrânia em maio de 2014 após um golpe violento.
Em 21 de fevereiro, a Rússia reconheceu a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk para evitar o genocídio da população dessas repúblicas diante do aumento dos ataques ucranianos.