São Paulo – Em relatório semanal divulgado hoje, a TC Matrix, casa de análise do TC, informou hoje que a ação que liderou o ranking de nível de free float alugado foi a da Movida (MOVI3), que apresentou um aumento de 0,6 ponto percentual (pp) neste indicador durante a semana. Os demais líderes do ranking de nível de free float alugado, Marfrig (MRFG3) e Eztec (EZTC3), também apresentaram avanço neste indicador, de 2,6pp e 0,2pp, respectivamente.
O setor de construção civil segue como o de maior nível de free float alugado médio, de 11,0% (+0,2pp), contando com apenas quatro ativos no top 30 do ranking de nível de free float alugado: EZTC3, Cyrela (CYRE3), Trisul (TRIS3) e MRV (MRVE3).
O ativo da Gafisa (GFSA3) manteve-se como líder do indicador de valor médio da taxa de aluguel, com uma taxa média de 83,6% ao ano, seguido do ativo da Fertilizantes Heringer (FHER3), com 36,3% aa e do ativo da Dasa (DASA3; 34,4% aa), que apresentou um avanço de 32,9 pp neste indicador na última semana.
Nesta última semana, houve mais um movimento de aumento do nível de free float alugado para o principal ETF de Ibovespa (BOVA11), enquanto os demais ETFs de Ibovespa (BOVV11, BBOV11 e BOVX11) e Small Caps (SMAL11) apresentaram queda neste indicador.
Segundo a TC Matrix, o relatório tem o objetivo de informar o serviço de empréstimo de valores mobiliários (aluguel de ativos), assim como a sua variação semanal, percentual do free float da classe do ativo alugada, taxas contratadas e dias necessários para que o aluguel seja liquidado (finalizado). A amostra é composta pelas ações que compõem o Indice Brasil Amplo (IBrA B3) e pelos 10 ETFs com maior volume de negociação da B3 no último mês.