MRV lança 44% menos na comparação anual e soma R$ 982 milhões no primeiro trimestre

1019

São Paulo – O volume de lançamentos da MRV Engenharia no primeiro trimestre de 2023 (1T23) somaram R$ 982 milhões, queda de 43,6% na comparação anual. No período, foram lançadas 2.678 unidades, 51,2% abaixo das 5.485 lançadas no mesmo período de 2022. Em relação ao trimestre anterior, a queda foi de 81% em unidades e 71,8% em valor geral de vendas (VGV).

As vendas líquidas da companhia registraram aumento de 4,3% no período, totalizando R$ 1,8 bilhão, na comparação anual. A MRV vendeu 8.375 unidades primeiro trimestre, baixa de 6,2% na comparação anual. Os distratos da Companhia seguem caindo, atingindo 2,3% no 1T23, uma redução de 1,3 p.p. frente ao 4T22, o que representa o menor nível de sua história.

“O forte resultado de vendas da MRV no trimestre foi fruto de assertividade da estratégia comercial da companhia, com uma gama de produtos adequada para atender a forte demanda do setor presença dominante em diversas praças fora as cidades do RJ e SP; mudanças recentes do programa MCMV (Minha Casa Minha Vida), resultando na melhora do affordability dos clientes; e o aumento da eficiência comercial da companhia, fruto de diversos ajustes feitos na máquina comercial”, comentou a empresa, em sua prévia operacional do 1T23.

No trimestre, a construtora somou queima de caixa de R$ 208 milhões, queda de 49% na comparação com o trimestre anterior. Considerando-se apenas a operação de incorporação, a queima do trimestre foi de R$ 120 milhões, uma redução de 58%, em relação ao 4T22.

No 1T23, a companhia efetuou o pagamento da operação de equity swap da recompra de 24 milhões de ações, equivalentes a R$ 214 milhões. Esse pagamento, por não ser operacional, não é considerado no indicador da queima de caixa, mas impacta a dívida líquida da companhia no trimestre. Os covenants de dívida da companhia apresentaram melhora em relação ao 4T22.

No quesito terrenos, o banco da MRV totaliza R$ 67,6 bilhões, queda de 8,2% na comparação anual. No período, a empresa tinha 263.211 unidades, retração de 19,6% na mesma base de comparação.

Por fim, o número de unidades produzidas no 1T23 7.747, 10,8% e 12,4% abaixo do registrado no 1T22 e 4T22. Já o crédito imobiliário soma 7.552 unidades repassadas, baixa de 14,1% ante o mesmo período de 2022.