São Paulo – O negociador-chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, disse que as conversas presenciais sobre as relações futuras do bloco com o Reino Unido serão retomadas amanhã, ao mesmo tempo em que alertou que divergências permanecem.
Na semana passada, um membro da equipe de Barnier testou positivo para covid-19 e as negociações foram suspensas. “De acordo com as regras belgas, minha equipe e eu não estamos mais em quarentena. As negociações presenciais podem continuar”, disse Barnier, em uma mensagem no Twitter.
“As mesmas divergências significativas persistem. Estou viajando a Londres esta noite para continuar as conversas com David Frost e equipe”, afirmou Barnier. Ele disse ter informado aos Estados membros e ao Parlamento Europeu sobre a retomadas conversas presenciais.
O Reino Unido deixou a UE em janeiro deste ano, mas permanece sob os termos comerciais do bloco até o final do período de transição, em 31 de dezembro, enquanto os dois lados negociam um novo arranjo. As cotas de pesca, igualdade de condições e questões de governança estão entre os principais impasses.
Em outra mensagem no Twitter, o negociador britânico para o Brexit, David Frost, disse estar ansioso para retomar as conversas presenciais amanhã, e que ainda acredita na possibilidade de um acordo.
“Algumas pessoas estão me perguntando por que ainda estamos conversando. Minha resposta é que é meu trabalho fazer o máximo para ver se existem as condições para um acordo. É tarde, mas um acordo ainda é possível, e vou continuar a falar até que fique claro que não é”, afirmou.
“Mas para que um acordo seja possível, ele deve respeitar totalmente a soberania do Reino Unido”, disse ele, citando controle de fronteiras e de águas de pesca, além de decisões sobre subsídios. “Um acordo em qualquer outra base não é possível”.