No momento não estamos discutindo mudanças no IBGE, diz Simone Tebet

1412

São Paulo – A Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet (MDB), conversou brevemente na manhã de hoje com apresentadores da rádio CBN. Durante a entrevista, a chefe da pasta disse que não foi “colocado na mesa” uma possível troca de chefia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entidade vinculada ao MPO.

Questionada sobre sua opinião sobre o nome que transita nos corredores de Brasília, do economista Marcio Pochmann – ligado ao Partido dos Trabalhadores e que já presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Instituto Lula e a Fundação Perseu Abramo – a ministra disse que “não tem que achar nada”, mas que trabalha com o presidente posto no instituto de forma interina, Cimar Azeredo Pereira, “porque temos muito trabalho até o fim de agosto” – prazo para a entrega do Plano Plurianual de 2024.

Simone Tebet disse ainda que a Selic de 13,75% “está sufocando o país e pode matar o Brasil de inanição” porque dificulta os investimentos das empresas e diminui o poder de compra das famílias e que está otimista quando ao corte na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).