Noruega está atingindo capacidade máxima de envio de gás para Alemanha

703

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stre, e o chanceler alemão Olaf Scholz se reuniram em Oslo na segunda-feira para discutir os principais desafios que a Europa enfrenta. A Noruega e a Alemanha estão cooperando estreitamente em questões de segurança, clima e transição verde.

“A Noruega aumentou sua produção de gás para nós. Isso ajuda a passar o inverno e a encher nossos tanques de armazenamento de gás novamente no próximo ano. Obrigado, @jonasgahrstore porque podemos contar com a Noruega como fornecedor de energia”, disse Scholz em sua conta no Twitter.

Na ocasião, Stre disse que o envio de gás para a Alemanha está perto do limite disponível. A Noruega é, depois da Rússia, o seu maior fornecedor de gás. O governo alemão divulgou na segunda-feira que os estoques de gás para o inverno já atingiram 76% da capacidade.

A Alemanha é o parceiro mais importante da Noruega na Europa. Estamos cooperando na resposta à guerra na Ucrânia e expandindo nossa cooperação em energia renovável. Nossos esforços colaborativos nos ajudarão a alcançar nossos objetivos comuns de industrialização verde e emissões mais baixas, disse o primeiro-ministro Stre.

Os países trabalham em conjunto para desenvolver projetos de energia sustentável que utilizem hidrogênio, captura de carbono, energia eólica offshore e produção de baterias. Os dois líderes afirmaram que passarão a fazer reuniões regulares a partir de janeiro, para discutir assuntos relacionados à energia e reestruturação industrial.